O texto a seguir é mais um dos projetos de Amit, responsável pelos roteiros não usados de "Power Rangers Hexagon" e mais recentemente "Power Rangers Cyber Cops". Se for reproduzir a notícia, por favor mantenham os créditos de tradução do Mega Power Brasil. Para acessar o link original do roteiro, clique aqui.

Hoje, dos arquivos, surge um dos meus planos iniciais para a adaptação de Samurai Sentai Shinkenger, uma série Sentai Japonesa, para a televisão americana como Power Rangers Samurai. Criada independentemente e anteriormente a produção oficial, o destino desse material tem sido acumular poeira virtual em sua vida digital. Isso está sendo apresentado com propósitos educacionais e como mais um integrante do mundo do "e se...".

Enquanto Shinkenger tinha muitos elementos de apelo universal, também era uma história distintivamente japonesa, envolvendo elementos da história e da cultura do Japão, o que podia limitar seu apelo a audiência ocidental se não passasse por uma adaptação. No verão de 2010, os produtores originais estavam novamente no controle da franquia Power Rangers e planejavam adaptar Shinkenger para as audiências americana e internacional.

Para a sorte deles, eles podiam contar com um escritor que falava japonês, tinha um bacharelado em Linguagens e Culturas do Leste Asiático, cresceu assistindo o show como um fã, e já trabalhou no show como escritor chefe. Então, depois de receber a ligação, eu me barbeei e deixei meu refúgio nas montanhas e voltei para a civilização para encontrar um computador ou uma TV para assistir todos os 50 e tantos episódios de Shinkenger em alguns dias e bolar um plano preliminar de como a série poderia ser adaptada para os EUA antes de me encontrar com os produtores.

Entretanto, eu descobri rapidamente que o Produtor Executivo tinha outros planos (ou a falta deles). Ao lidar com enormes diferenças criativas e um esboço independente e não comissionado, nossos caminhos se separaram novamente e eu terminei esse trabalho antes de voltar a Sierra Madres e me isolar mais uma vez, ocasionalmente retornando para ajudá-lo com o show.

Com o show completo e no passado, aqui está o que seria o plano original. Espero que isso lhe dê uma ideia de como planejar um seriado longo e lhe dê uma visão de como existem mais de uma maneira de adaptar um show.

A maioria dos shows de TV são imaginados como um piloto (AKA primeiro episódio) com, no máximo, uma vaga ideia de como a história pode avançar no futuro. Como o recente sucesso desses seriados de TV na última década, muitos deles foram cancelados, cedo ou tarde, devido a falta de planejamento.

Há uma divergência sobre a necessidade dos shows planejarem o seu futuro. alguns deles, bons ou péssimos, adotaram a ideia de deixar que cada momento do show organicamente impulsione a história na direção que ela precisa ir em vez de forçá-la em planos que podem ser menos interessantes do que pode surgir de fatores imprevistos.

Em Breaking Bad, os escritores originalmente planejavam matar Jesse Pinkman, o personagem de Aaron Paul, na primeira temporada. Entretanto, a combinação da greve de 2007 da Writer’s Guild of America e a mudança de opinião dos escritores ao ver a performance excepcional de Aaron Paul, deram uma nova vida ao personagem na história, tornando-o um dos personagens mais interessantes e influentes na vida do personagem principal, Walter White.

Existem vários argumentos para o "planejar" e para o "não planejar", mas existem muito mais exemplos de shows serem cancelados por falta de planejamento do que pelo excesso (existe se quer um show nessa segunda categoria?). A verdade é que as duas abordagens possuem seus benefícios e que não precisam ser mutuamente exclusivas.

Uma história serializada com muitos elementos mitológicos, como Power Rangers, provavelmente precisa ser planejada mais do que outros shows. Isso não quer dizer que precisamos fazer de tudo para forçar fidelidade ao plano. Ao longo do show, incontáveis variáveis inesperadas surgem e moldam a história além do planejamento, preferencialmente para a melhor. Ainda assim, um plano ainda é necessário para guiá-lo e para garantir que esses elementos de fantasia e ficção científica sejam esclarecidos e não se tornem pontas soltas no enredo e se prejudiquem o show.

Com isso em mente, aqui está minha abordagem descartada de Power Rangers Samurai. A seguir está apenas visão preliminar para esclarecer a história, os personagens e a mitologia central da série. Em geral, esse material seria incrementado com os episódios nos quais os personagens, Zords e armas seriam introduzidos. As descrições e os nomes dos personagens podem mudar decisões a respeito do elenco, mas ter uma ideia inicial deles ajuda muito a interligá-los com a história ao invés de colocá-los em uma sequencia de eventos que eventualmente terminam. Essas primeiras ideias dão direção aos episódios que serão escritos. Ultimamente, melhores ideias surgem, mas o plano assegura que todos trabalhem em direção a uma história maior.

Episódio 1/Piloto

Em 2010, em um dia ensolarado em Stone Canyon, Califórnia, o episódio começa em um academia de karatê. Os dois melhores estudantes estão treinando, trocando socos, chutes e bloqueando golpes com perícia. Eles são Mark Ozawa e Keiji Ayakama. Os dois lutam até um empate e o mestre deles entrega a ambos uma shinai - espada de madeira. Keiji é o melhor espadachim, e consegue acertar Mark múltiplas vezes até o Mestre interromper a luta para evitar que Mark se machuque.


Repentinamente, um tremendo terremoto abala a cidade. Um enorme castelo japonês emerge da terra, no centro da cidade. Esse é o Castelo Mortal, uma versão agourenta e assombrada do Castelo de Osaka. Chifres se projetam da construção maligna. Criaturas aladas assustadores voam ao redor do Castelo. Nuvens negras broqueiam o Sol. A cidade está em pânico perante essa visão assustadora do outro mundo.

Dentro da torre do Castelo Mortal, uma criatura monstruosa com aparecia de polvo observa a cidade enquanto segura seu cajado. Ele está satisfeito em ver que sua magia trouxe o castelo ao mundo humano. Ele é o Octomancer - um sábio, feiticeiro e chefe estrategista do Clã Ashura. Depois de duzentos anos, o Clã Ashura retorna do Submundo, para o qual eles foram banidos, para conquistar a Terra. Na sala do trono do Castelo Mortal, Octomancer discute com Nocturna - uma bela e jovem Vixen, um demônio Ashura de aparência humana. Ela toca seu shamisen e um som fantasmagórico ecoa enquanto ela revive as memórias de seu Mestre Xandred - o chefe dos demônios Ashura, destruído duzentos anos atrás quando o Clã Ozawa derrotou o Clã Ashura. Sem sua liderança, eles estão perdidos, a missão deles é encontrar o herdeiro do Clã Ashura.

Da Academia, os estudantes observam o Castelo a distância. Tudo para os outros parece o fim dos tempos, mas não para Mark Ozawa, o último membro vivo do Clã Ozawa. Mark estuda o Zord Origami Vermelho, que ele carrega consigo. O Mestre guia os estudantes para um local seguro, mas Mark vai na direção oposta, para o Castelo, com uma espada de madeira na mão. Keiji segue ele.

Em Londres, na Inglaterra, uma jovem moça chamada Lisa Daniels está sentada junto com sua mãe enquanto um noticiário da BBC está passando em uma TV próxima a eles. A Sra. Daniels diz a Lisa que é a hora de ela aprender os segredos da família e coloca o Zord Origami Rosa na mesa entre elas...

De volta a Stone Canyon, uma legião de soldados marcha para fora dos portões do castelo - os Marauders. Eles são a espinha do exército do Clã Ashura. As pessoas fogem aterrorizadas enquanto os Marauders as perseguem pelas ruas. Mark e Keiji avançam na confusa, enfrentando os inimigos com espadas de madeira. Eles lutam bravamente, com a habilidade de pessoas que treinaram a vida inteira, mas a onda de inimigos é interminável. No meio da batalha, Mark fala para Keiji que eles devem resgatar as pessoas que estão sendo atacadas, mas Keiji se importa apenas com a luta. Keiji fala que um verdadeiro guerreiro vive para lutar, não para ajudar os outros e deixa Mark sozinho, ajudando as pessoas. Quando parece que Mark está enfrentando mais do que pode, uma limusine corta a rua, atravessando os Marauders. O Sr. Mason - o mordomo leal de Mark, estaciona perto de Mark e diz para ele entrar no carro.

No Castelo, Octomancer e Nocturna se encontram com um monstro do Clã Ashura (1º MDS). Eles ordenam que a criatura destrua a cidade para achar o herdeiro do Clã Ashura.

D volta a Mansão Ozawa, o Sr. Mason cuida das feridas de Mark. O mordomo dá sermões por Mark ter ido enfrentar o Clã Ashura sozinho. Mark diz que é seu dever como chefe do Clã Ozawa. Ele treinou toda a sua vida a espera do dia no qual Ashura retornaria para conquistar a Terra. Assim como seu pai e seu avô fizeram antes dele, e as 18 gerações anteriores. O Sr. Mason lembra a ele que além dele, os servos do Clã Ozawa também se prepararam. Depois de derrotar o Mestre Xandred, o Clã Ashura e a invasão de 200 anos atrás nos campos do Japão ocidental, os servos do Clã Ozawa se espalharam pelo mundo para manter em segredo os ensinamentos do Poder da Caligrafia, longe das mãos erradas. O Poder da Caligrafia é uma técnica mágica do Clã Ozawa, que pode fazer o impossível acontecer desenhando palavras mágicas. Existem outros que treinaram como Mark de geração em geração, prontos para responder ao chamado de seu mestre para lutar mais uma vez pela família Ozawa se o Clã Ashura colocar o mundo em risco novamente.

Em uma fazenda, na região rural da Áustria, uma jovem garota chamada Iris Hansel observa perplexa o Zord Origami Amarelo enquanto seus país revelam o segredo da família. "Eu nunca sabia que nós éramos parte japoneses", declara ela.

Enquanto isso, Lisa ouve a mesma história de sua mãe na Inglaterra, assim como Oscar a ouve de seu pai no México e Adewale Okoro, um jovem do sul da Nigeria, também a ouve de seu pai. Adewale, diferente dos outros, encara a história com absoluta seriedade. Ele esteve ciente do legado de sua família por toda a sua vida e treinou arduamente, como Mark, esperando pelo dia que ele seria chamado para salvar o mundo. Ele aceita o Zord Origami Azul de seu pai com uma expressiva reverência.

Mark contraria o Sr. Mason e diz que não precisa da ajuda de estranhos. Mark não aprecia as tradição dos samurais, de lordes e vassalos. Se ele estiver no comando, ele prefere não por ninguém em risco por causa do conflito de sua família. O Sr. Mason percebe que a teimosia de Mark vêm de sua vontade de cuidar dos outros, ele fica orgulhoso que Mark tenha se tornado essa pessoa gentil e caridosa, mas tradição é tradição. O Sr. Mason usa seu arco mensageiro mágico e envia uma rajada de flechas para o céu.

Por todo o mundo, as flechas magicamente encontram seus destinatários. Lisa, Oscar, Adewale e Iris veem as flechas caírem próximas deles. Uma mensagem está presa a cada uma delas, com o brasão da família Ozawa. Cada um deles recolhe sua mensagem e as abrem para ler. Tudo o que está escrito nelas é um único ideograma japonês que significa "viagem". Em um luminoso raio de luz, eles são instantaneamente teleportados de todo o planeta para a Mansão Ozawa.

Lisa, Oscar Adewale e Iris mal tem tempo para analisar o que aconteceu, eles são recebidos pelo Sr. Mason e Mark. Mark diz que eles sabem o motivo de estarem ali mas que eles precisam escolher se querem ou ajudar na luta contra o Clã Ashura. Mark diz que é uma escolha que eles devem fazer por conta própria e não pela vontade de seus país. Adewale é o primeira a se pronunciar e, entusiasmado, ele declara sua lealdade a causa da família Ozawa, seguido pelos demais. Mark diz que essa é a hora que todos irão colocar em prática a caligrafia que seus país os fizeram treinar por todos esses anos, exceto que, dessa vez eles terão algo para ajudá-los. O Sr. Mason trás uma maleta para a sala e a abre, revelando os cinco morfadores Samurai - uma combinação de um celular com um pincel de caligrafia.

Nas rua de Stone Canyon, o monstro do Clã Ashura lidera um bando de Marauders, atacando tudo no caminho. Os cinco adolescentes entram em cena. O monstro da Ashura reconhece Mark como o líder do Clã Ozawa e faz graça dele, perguntando se armas e armaduras medievais não estão fora de moda. Mas essa geração possui um novo meio de enfrentar o Clã Ashura - Usando os morfadores, eles desenham seus símbolos de poder, se transformando nos Rangers Samurai. (Nota: Essa é a criação dos Rangers Samurai. Os ancestrais do Clã Ozawa eram samurais, mas não eram rangers). Luta do episódio 1 de Shinkenger.

Os Rangers provam ser um desafio para o Clã Ashura e derrotam o monstro e os demais inimigos. Nocturna aparece no campo de batalha em sua forma de combate (Dayu). Ela toma uma nota fantasmagórica em seu shamisen e o demônio Ashura renasce, gigante! Os Rangers se perguntam como derrotar algo daquele tamanho quando se lembram dos Zords Origami. Usando seus poderes de caligrafia eles tornam os zords gigantes e usam eles para derrotar o monstro.

De volta a mansão Ozawa, os Rangers tiram seus capacetes e celebram a vitória. Adewale da um sermão neles por celebrarem enquanto o Castelo Mortal ainda está em Stone Canyon. O Sr. Mason diz que a feitiçaria de Octomancer é a responsável pela presença do castelo nesta dimensão. Sem o Mestre Xandred, os inimigos não conseguiram manter essa magia por muito tempo. Mark se pergunta pelo que eles correriam o risco de voltar a Terra.

Keiji está no meio da rua, com seu uniforme de caratê em frangalhos. Dúzias de Maurauders derrotados estão espalhados ao seu redor. Nocturna, em sua forma humana, se aproxima dele, impressionada pelas suas habilidades de combate. Eles se enfrentam e Keiji prova ser mais problemático do que ela esperava. Durante a luca, O shamisen de Nocturna arranca uma manga da roupa de Keiji, revelando uma marca de nascença estranha em seu antebraço - uma marca que tem a mesma forma do logo do Clã Ashura. Chocada, ela rapidamente se afasta e se curva. Ela pede perdão por não reconhecer o herdeiro do Clã Ashura, seu mestre. Keiji encara ela descrente, sem ter certeza do que ela disse quem ele era...

O Elenco

Heróis do Clã Ozawa:

Mark Ozawa - (20 anos) Ranger Vermelho, herdeiro do Clã Ozawa, Nipo-Américano. Nascido e criado em Stone Canyon. Líder relutante. Ressentido com o legado samurai que ele deve carregar. Rico, mas solitário, ele foi criado pelo Sr. Mason e Keiji era seu único amigo. Atraído pela criação semelhante e a relutância em ser um samurai, ele encontra em Lisa um espírito generoso e uma eventual relação. Se torna o Shogun Ranger (Ranger com armadura de batalha aprimorada) no arco final.

Lisa Daniels - (19 anos) Ranger Rosa, da Inglaterra. Espadachim perita. Cabeça. Relutante herdeira do papel de guerreira Samurai. Crescendo, ela nunca apreciou a insistência de seus pais para que ela aprendesse hipismo, esgrima e outra habilidades "atrasadas", sem saber que um dia elas seriam necessárias para salvar o mundo. Durante a temporada, ela desenvolve uma atração romântica por Mark que é testada pelos segredos do passado dele...

Adewale Okoro - (21) Ranger Azul, da Nigéria, estudante devoto. Samurai consumado. queridinho dos professores. O tataravô de Adewale migrou do Japão para a Nigéria e estabeleceu um forte linhagem da qual cada geração preservou o conhecimento sobre o Clã Ashura e a tradição samurai. Como resultado, Adewale tem um treinamento melhor do que os samurais originais do clã Ozawa que baniram Xandred da Terra. Tem três irmãos menores, tão bem treinados quanto ele, prontos para atender ao chamado caso algo aconteça a Adewale. Vindo de uma família que sempre esteve pronta para o retorno do Clã Ashura, Adewale não tem certeza de que os outros são tão dignos quanto ele de serem Power Rangers.

Iris Hansel - (17 anos) Ranger Amarela, da região rural da Áustria. Garota caipira ingênua. Se anima facilmente, é otimista e adora estar longe de casa. Enquanto Iris pode parecer uma garota frágil e inocente, seu ancestral, Kenpachiro Yoshida, foi o mais forte e poderoso aliado do Clã Ozawa, 200 anos atrás. Sua irmã mais velha - que era a mais preparada para herdar o legado samurai - foi incapacitada por um acidente na fazenda, deixando a família sem escolha a não ser enviar Iris ao auxílio do Clã Ozawa. Apesar de lhe faltar tamanho e experiência, ela rapidamente se adapta ao desafio de ser uma Ranger, se tornando uma guerreira formidável.

Oscar Hernandez - (18 anos) Ranger Verde, do México. Cínico, sarcástico e cético. Desobediente as tradições, sempre irritando o Sr. Mason. Oscar cresceu ignorante ao destino da família Ozawa. Com o passar das gerações, a família Nunokawa se estabeleceu no México, eventualmente se tornando a família Hernandez, gradualmente perdendo sua tradição samurai. Nos dias de hoje, Oscar é só mais um adolescente comum e é o que terá mais trabalho para se tornar um Ranger.

Sr. Mason- (50 anos) Mordomo/Vassalo do Clã Ozawa. Rígido com protocolos e tradições. Criou Mark. É um confidente do pai de Mark e treinou as artes dos samurais com ele no Japão. Foi-lhe confiado o patrimônio do Clã Ozawa quando Mark era uma criança e até hoje cuida dos assuntos diários da família. Um especialista na metodologia e na história do Clã Ashura e dos Rangers, ele é uma parte essencial das operações. (Nota: Sua vassalagem é subordinada aos Rangers e não é o mentor deles.)

Farkas "Bulk" Bulkmeier - (36 anos) Aliado do Clã Ozawa, da Alameda dos Anjos. Honesto, mas tolo. Chefe de Sushi. Diferente das outras temporadas, Bulk está ciente dos Power Rangers e participa de suas operações, ajudando como pode cumprindo várias das funções dos kuroko (assistentes em preto) de Shnkenger. Bulk tem esperanças que seu filho, Eugene, se tornará mais corajoso que ele na companhia dos Rangers do Clã Ozawa.

Eugene "Junior" Bulkmeier - (16 anos) Filho e assistente de Bulk. A imagem exata de Skull. Idiota e impaciente. Assistente do chefe de Sushi. Ajuda os Rangers junto com o Sr. Mason e Bulk. Se dá bem com Oscar e Iris mais do que com os outros. Eventualmente se torna o Ranger Dourado.

Alison Ozawa - (18 anos) Segunda Ranger Vermelha, prima de Mark. Obstinada, estudante da escola preparatória, se torna a líder do time no final da quarta temporada. Apesar de ter sido criada sem saber do dever da família de proteger o mundo do Clã Ashura, ela atende a sua missão mais rápido do que qualquer um. Inicialmente se sente isolada do grupo, mas se identifica com Adewale e se torna uma grande amiga de seu leal subordinado.

Vilões do Clã Ashura:

Keiji Ayakawa - (20 anos) Herdeiro do Clã Ashura, mestre espadachim. Pode se transformar na forma Juzo. Rival do Clã Ozawa. Ressentido com o legado e a riqueza herdada por Mark. Devido a uma criação conturbada, Keiji lida com muita solidão e raiva contra o mundo. Quando ele se descobre como o herdeiro do Clã Ashura e o Shogun por direito do Castelo Mortal, ele agradecidamente toma partido de sua missão de conquistar o mundo a qualquer custo. Um guerreiro habilidoso e líder nato, ele cumpre o seu papel naturalmente, colocando a humanidade em perigo.

Nocturna - (mais de 200 anos) Tocadora de Shamisen, general do Clã Ashura. Normalmente toma a forma de uma linda mulher mas pode se transformar em um estado monstruoso (Dayu) durante a batalha. Apesar de ter mais de 200 anos, aparenta ter 20. Obsecada por poder, ela se apaixona por KEiji. Durante a batalha épica de 200 anos atrás, que matou Xandred e baniu o Clã Ashura da face da Terra, ela era a mais nova general nas linhas de frente. Depois que Xandred e seus generais foram mortos em batalha, ela se tornou a guerreira mais experiente a sobreviver, mas foi sugada para o Submundo junto com o resto do Clã Ashura por causa dos poderes de caligrafia do Clã Ozawa. Nos últimos 200 anos ela liderou o Clã Ashura junto com Octomancer. Ela alegremente aceita a liderança de Keiji e seu lugar como mão direita de seu novo mestre. Uma música espirituosa, ela é normalmente vista tocando seu Shamisen. tocando notas mágicas, ela pode fazer monstros Ashura derrotados se tornarem gigantes.

Octomancer - (mais de 800 anos) - Conselheiro do Clã Ashura. Serviu o Mestre Xandred por centenas de anos, mas agora é o feiticeiro e conselheiro de Keiji. Presenciou a morte de Xandred 200 anos atrás e foi selado no Submundo com o resto do Clã Ashura. Passou os últimos 200 anos estudando meios de fazer com que os demônios do Clã Ashura penetrassem a barreira entre a Terra e o Submundo e retornar para obter vingança. Se sentido contrariado com a crescente relação entre Nocturna e Keiji, ele começa a se envolver com magias ainda mais sinistras como ressurreição...

Mestre Xandred (mais de 1000 anos) - Demônio Chefe do Clã Ashura, dormente. Um ser de imenso poder que apareceu na Terra a mais de 200 anos, quando foi derrotado no Japão ocidental pelo Clã Ashura. O ancestral distante de Keiji. Sua linha de descendentes rapidamente perdeu todo o conhecimento sobre seu verdadeiro passado e viveu por gerações ignorantes a seu ancestral demoníaco. Revivido nos episódios finais.

Marauders - Infantaria do Clã Ashura. Em seu ápice durante a batalha de 200 anos atrás, eles eram dezenas de milhares, mas nos dias de hoje eles mal passam de dois mil divididos entre o Castelo e o Submundo.

Akumaro - (por volta de 250 anos). Um traidor nato, planeja tirar Keiji do trono e reviver o Mestre Xandred. Originalmente, um antigo e poderoso místico do Clã Ozawa, ele traiu seus aliados e se juntou ao Clã Ashura. Durante a batalha de 200 anos atrás, no Japão, ele foi morto por seus antigos aliados junto com Xandred. No meio da temporada ele é revivido pela magia de Octomancer e toma a forma de um demônio Ashura de seu agrado. Ele declara sua lealdade a Keiji mas secretamente trabalha em um método para ressuscitar Xandred pelas costas de seu novo mestre, na esperança de conseguir o posto de segundo no comando, que pertence a Nocturna. (Nota: Akumaro é um nome provisório).

Arco preliminar da temporada por episódio:

O texto abaixo dá uma ideia do que aconteceria em cada episódio. Esse episódios incluem filmagens de Shinkenger em lutas e cenas com Megazords. A lista a seguir é baseada em uma série de 40 episódios. (números indicam o episódio).

1 - Os Rangers se reúnem para cumprir o dever da família Ozawa de proteger a Terra do Clã Ashura em Stone Canyon.

2 - Keiji Ayakawa, o rival de Mark, descobre que é o herdeiro do Clã Ashura e toma seu lugar como mestre do Castelo Mortal. O mestre original do Clã Ashura, Mestre Xandred, foi selada pelo Clã Ozawa a 200 anos e foi petrificado; ele é agora uma estátua monstruosa na sala do trono. Keiji é um descendente distante dessa monstruosidade e toma para si seu domínio e a missão de destruir o Clã Ozawa e a Terra. Keiji, a muito ressentido pela herança de Mark, aceita agradecido o legado de sua própria família. Tendo encontrando seu líder, o Clã Ashura retorna com o Castelo para o Submundo e, de lá, envia monstros para atacar Stone Canyon.

3 - Quando o Sr. Mason enviou suas flechas mensageiras pelo mundo, no episódio um, para convocar os aliados do Clã Ozawa, uma quinta flecha caiu na Alameda dos Anjos, na residência dos Bulkmeier. Bulk, de Mighty Morphin Power Rangers, descobre, para sua surpresa, que ele é um descendente distante dos aliados do Clã Ozawa, que ajudaram a selar o Clã Ashura no Submundo a 200 anos. Infelizmente, a família Bulkmeier deixou de praticar os poderes de calígrafia a muito tempo e Bulk é incapaz de se teleportar para a mansão Ozawa. No episódio 3, Bulk finalmente chega em Stone Canyon para se juntar a luta do Clã Ozawa, se desculpando pelo atraso. Sem um morfador Samurai e nenhuma habilidade em combate, Bulk dá suporte aos Rangers junto com o Sr. Mason. Acompanhando Bulk está seu filho adolescente, Eugene "Junior" Bulkmeier, um bufão, idiota e impaciente que por coincidência é a cara do melhor amigo de Bulk, Skull.

4 - Bulk realoca seu restaurante de sushi da Alameda dos Anjos para Stone Canyon. Bulk se tornou uma espécie de mestre chefe de sushi ao passar dos anos e trabalha e opera o lugar com Eugene. Os Rangers Samurai passam tempo lá, comendo tigelas de ramen.

5 - Nocturna ensina Keiji a usar seus poderes Ashura inatos. Ele aprende como se transformar em sua forma demoníaca (Juzo), aprimorando sua força e sua habilidade com espadas. Keiji, levado pelo seu descontentamento com Mark, carrega o ódio secular do Clã Ashura pelo Clã Ozawa e enfrenta o primeiro dos vários duelos que terá contra Mark. Enquanto os demais Rangers enfrentam o mais recente monstro Ashura, Keiji lida com Mark sozinho (Juzo vs. Ranger Vermelho). Sendo um espadachim muito superior, Keiji quase mata Mark, mas a chegada dos demais Rangers faz com que eles adiem o duelo.

10 - 15 - O maior fã dos Rangers Samurais, Eugene, trabalha em segredo criando seu próprio morfador, baseando-se em suas duas grandes paixões: correspondência e sushi. Eugene secretamente se torna o Ranger Dourado, e tenta ganhar a aprovação dos Rangers. No início, os Rangers ficam perplexos com o novo herói que aparece para ajudá-los quando eles menos suspeitam. Quando Bulk e os demais Rangers descobrem que Eugene é o Ranger Dourado, eles o proíbem de se transformar e arriscar a vida enfrentando o Clã Ashura novamente.

16 - Eugene salva os Rangers no pior dos momentos, ganhando o respeito e a aprovação deles. Apesar da imprudência, a bravura e o compromisso de Eugene com o que é certo são inegáveis. Bulk se orgulha do filho, que agora carrega o legado da família e finalmente concorda em permitir que Eugene seja o Ranger Dourado.

20 - Round dois de Mark vs. Keiji. Mark e Keiji se enfrentam em um segundo duelo em um penhasco ao mar. Mark derrota Keiji por pouco. Ambos Mark e Keiji ficam gravemente feridos, fazendo com que eles aprendam a depender mais de seus subordinados nos próximos episódios.

25 - Com inveja da aproximação de Keiji e Nocturna, Octomancer busca como usar sua magia para reviver um membro do Clã Ashura que foi morto na batalha de 200 anos atrás. Octomancer ressuscita Akumaro, um antigo aliado do Clã Ashura que vendeu a alma para se tornar um demônio Ashura.Akumaro se junta aos vilões no Castelo e se envolve na luta contra os Rangers. Enquanto finge servir Keiji fielmente, ele secretamente planeja trazer Xandred de volta a vida.

30 - Mark descobre que ele não é um verdadeiro Ozawa, mas um descendente do Clã Ashura e a muito, o irmão perdido de Keiji Ayakawa. Pelos direitos de juramento e sangue, Mark deveria, supostamente, servir o Clã Ashura. Mark deixa os Rangers mas se recusa a se juntar ao Clã Ashura e lutar contra o Clã Ozawa e a Terra.

31 - Alison Ozawa, prima distante de Mark e a última Ozawa verdadeira, é invocada por uma flecha de sua prestigiosa escola preparatória na costa leste para Stone Canyon. Com a verdadeira linhagem de Mark impossibilitando ele de liderar os Rangers, a responsabilidade cai sobre os ombros de Alison de se tornar a nova Ranger Vermelha e liderar seus companheiros contra o Clã Ashura. Mark entrega seu morfador e o Zord Origami a Alison e deixa a mansão Ozawa. (Permanentemente, não é uma mudança de liderança temporária).

32 - Adewale, Lisa, Oscar, Iris e Eugene, sentindo falta de Mark e tendo dificuldades para aceitar a liderança de Alison, começam a questionar sua servidão ao juramento feudal ancestral feito pelos seus ancestrais centenas de anos atrás. Por que deveria importar a ancestralidade de Mark? Mesmo o Sr. Mason e Bulk se deprimem com a mudança de liderança. Alison se esforça para ganhar o suporte dos Rangers, começando por Adewale.

33 - Mark parte em uma jornada pessoal para encontrar seu lugar no mundo e na batalha entre Ozawa vs. Ashura. Ele emerge de seus desafios e tribulações com o poder original do líder do Clã Ozawa, perdido por gerações. Ele pode agora se transformar no Ranger Shogun (um Ranger Vermelho com armadura) e ajuda os Rangers Samurai em suas batalhas contra os monstros. Mark não é mais oficialmente parte do Clã Ozawa e se recusa a viver na mansão Ozawa. Ele arranja um trabalho no restaurante de sushi de Bulk em troca de quarto e comiga em um cômodo nos fundos do restaurante.

38 - Akumaro completa seu plano secreto e revive o Mestre Xandred. O corpo petrificado do demônio é reanimado e ele retoma o controle sobre o Clã Ashura. Furioso com Keiji por ter falhado em destruir a Terra, ele diz que Keiji é uma falha e não é digno do Clã Ashura e de seu descendência. Keiji e Xandred lutam pelo controle do Clã Ashura e Keiji é quase morto em combate, completamente derrotado. Akumaro, Octomancer e até mesmo Nocturna se aliam a Xandred contra Keiji.

39 - Mestre Xandred lidera suas forças através das dimensões e teleporta o Castelo de volta a Stone Canyon. Novamente sob o comando de seu líder original, o Clã Ashura parte para destruir a Terra de uma vez por todas. Os Rangers enfrentam seu maior desafio. Em outro lugar Mark e Keiji lutam seu último duelo em uma batalha espetacular.

40 - O duelo entre Mark e Keiji terminam em um empate explosivo. Tendo quase matado um ao outro, eles finalmente escolhem sua humanidade em detrimento dos seus legados e desistem de seus feudos. Enquanto os Rangers e os Zords enfrentam um Xandred gigante, Mark e Keiji unem suas forças para se infiltrarem no Castelo e derrotar os líderes do Clã Ashura. Os antigos rivais/irmãos secretor são uma equipe imbatível de espadachins e derrotam Akumaro, Nocturna e Octomancer enquanto o Megazord destrói Xandred. Com os demônios eliminados, o Castelo destruído e a Terra salva, Mark alcança o que o líder original do Clã Ozawa jamais conseguiu, criar uma paz duradoura. Mark, a única pessoa que conseguiu estabelecer uma trégua entre Alison e Keiji, descobre que seu maior poder não é o de causar guerras, mas sim sua habilidade de criar paz, encerrando o conflito entre Ashura e Ozawa de uma vez por todas, garantindo que o Clã Ashura jamais colocará a Terra em perigo novamente.

Nota: Para propósitos informativos apenas. Baseado em Samurai Sentai Shinkenger (2009-2010 Toei Company, Ltd). Power Rangers, Zords, Bulk, Xandred e todas as ideias afiliados são marcas registradas da Saban Capital Group. Todos os outros personagens e ideias originais são de direito de Amit Bhaumik. Imagens são uma cortesia de Jakuc Halun (Castelo de Osaka), Lavender Ranger (Juzo vs. Shinken Red) e V-Hunt (Fan Art).