Estamos vivendo em uma hora onde o acesso a qualquer informação seja ela visual ou escrita é muito rápido. Mas ainda existem aquelas pessoas que preferem ter o material físico em sua prateleira.

Por Raphael Maiffre

Quem me conhece, seja por estar comentando em grupos no Facebook ou no Twitter sabe que sou um colecionador de produtos relacionados Tokusatsu, o que inclui é claro Power Rangers. Uma vez outra é comum eu ficar chateado quando vejo grandes lançamentos no exterior e aqui no Brasil o fandom ter que se contentar com as migalhas. Um exemplo claro disso são os lançamentos dos brinquedos licenciados das temporadas que são feitos de forma desordenada e com muita carência. Todas as coleções que chegam aqui pecam por não trazer boa parte dos produtos da linha.

Apesar de ser uma pessoa que consome bastante material online, sendo ele baixado ou visto licenciado em Netflix ou Crunchyroll, tenho um carinho enorme em ter as minhas coleções na estante. Afinal, até quando todo esse material vai ficar disponível né? Recentemente inclusive o filme de Power Rangers de 1995 foi retirado de catálogo na querida Netflix. Quem não assistiu, meus pêsames, terá que baixar ilegalmente ou torcer que seja relançado.

As populares fitas de VHS de Mighty Morphin Power Rangers - Foto: Reprodução internet

Voltando um pouco no tempo, lá nos anos 90, tivemos boa parte das temporadas lançadas em VHS. Avançando nos anos, a Disney repetiu o processo com Tempestade Ninja, Dino Trovão e SPD, ambos os DVDs de ótima qualidade, porém o que os discos tinham de semelhante as fitas? Infelizmente, nenhuma das temporadas foi lançada com todos os episódios e nenhuma das empresas responsáveis se atentaram a esse detalhe e voltaram atrás para lança-los. Ficou por isso mesmo e a fila andou.

Em 2012, uma centelha de esperança aconteceu com o lançamento quase completo de Power Rangers Samurai pela Warner aqui no Brasil (digo quase completo porque faltou apenas o especial com Power Ranger RPM, mas é de se comemorar mesmo assim). Lembro inclusive de ter elogiado muito a empresa e a cereja do bolo veio logo em seguida com Super Samurai completinho em DVD. Apesar do tratamento do DVD não ser o mesmo da Disney com extras e outras opções de legenda e idioma, era a primeira vez que tínhamos uma temporada completa aqui no Brasil. Mas foi triste saber que isso  não iria para frente.

Não sei se as vendas foram baixas ou se a Warner ficou descontente com o material lançado, o fato é que nem Megaforce (2013) e Super Megaforce (2014) demonstraram interesse pela produtora e aliás, já estamos com Dino Super Charge (2016) nas telinhas e nem ouvimos falar de um possível lançamento da sua antecessora, Dino Charge (2015). Triste não? No mínimo deixa você chateado.

Power Rangers Samurai foi o último lançamento em Home Video no Brasil - Foto: Reprodução internet

Por outro lado, ainda existe um pouquinho de esperança no coração desse velho apaixonado por Power Rangers. É bom lembrar que a empresa que está licenciado e lançado o filme de Power Rangers aqui no Brasil, programado para 2017 é a Paris Filmes. Mas e dai Raphael? E dai? Bem, a Paris é muito conhecida em outro fandom por lançar as temporadas de Doctor Who completinhas aqui no nosso país. Resta torcer que em algum momento, desperte nos donos da empresa que a comunidade de fãs de Power Rangers é enorme aqui no Brasil. Não estou pedindo um Box tão caro com as 20 primeira temporadas que lançou nos Estados Unidos, mas gostaria muito que fossem lançadas nem que fosse de forma gradativa e que tivéssemos certeza que não seria interrompida a produção dos DVDs como aconteceu recentemente.

E você, gostaria de ter sua temporada favorita na prateleira? Deixe nos comentários qual seria.