A atual série Super Sentai, No.1 Sentai Gozyuger teve como ferramenta para a criação dos monstros da série o uso de inteligência artificial.

Amplamente debatido, o uso de inteligência artificial no mundo do entretenimento (cinema, tv, streaming, etc) tem sido um grande destaque nesse ano de 2025. Recentemente o trailer da web-série de Power Rangers em colaboração com o canal Ninja Kidz foi bastante criticado pelo público devido ao uso excesivo de inteligência articial. Mas parece que isso não está reestrito aos heróis do ocidente.

Do outro lado do mundo

No Japão os fãs de Super Sentai estão acompanhando "Gozyuger", série que comemora os 50 anos da franquia. Recentemente em sua conta pessoal no Twitter o artista Tamotsu Shinohara, amplamente conhecido no fandom de tokusatsu por seus trabalhos que datam do inicio dos anos 80, comentou que utilizou inteligência artificial na série.


Tweet original que foi deletado posteriormente -
Imagem: reprodução internet


O tweet agora deletado falava o seguinte: "Como isso já foi declarado claramente na semana passada, vou considerar que o embargo foi levantado e confessar: usei IA generativa em todos os designs relacionados ao Bridan de Gozyuger, dos quais sou responsável. Claro, não é que eu tenha usado as imagens 'geradas exatamente como estão', mas a maior parte das ideias foi extraída delas, ou surgiu por associação e inspiração".

Shinohara comentou que os designs do grupo de vilões da série que ele trabalhou tiveram suas ideias e conceitos à partir da inteligência artificial, mas que foram refinados e adaptados por ele. Como citado acima, o tweet foi deletado em pouco tempo devido às fortes críticas sobre o uso da ferramenta.


Uso recente de IA em props da série de Gozyuger - Imagem reprodução: internet


A IA veio pra ficar no Tokusatsu?

Em outra esfera, o produtor de Kamen Rider Zeztz (2025), Hideaki Yanaka foi questionado sobre o uso de IA no trailer da série em uma entrevista ao site Gizmodo e comentou: "Nossa empresa não divulga especificamente quais tecnologias são usadas para produzir quais visuais. É claro que reconhecemos os prós e contras da IA generativa, especialmente os desafios éticos e legais que ela ainda enfrenta".