Power Rangers Universe teve sua mini-série finalizada na última Quarta-Feira (25/05) respondendo vários questionamentos à cerca do universo da franquia e trazendo novas perguntas.

Atenção, o texto à seguir contém SPOILERS.

Nos últimos seis meses acompanhamos a trajetória dos "Jovens Mestres da Morfagem", um grupo de humanoides que acabam encarando a fúria do Espectro Negro enquanto tentam salvar o universo que conhecemos. Em um determinado ponto da história o sexteto acaba acessando a Rede de Morfagem e se transformando em Power Rangers, os primeiros que conhecemos chamados "Squadron".

É bom ressaltar que nessa história também temos a presença do Morfonauta, um antigo estudioso da Rede de Morfagem que acabou sendo envolvido pela energia da Rede e é uma peça fundamental para o desfecho da trama, afinal o Espectro Negro precisa de um receptáculo para entrar em nosso mundo. E ele vê no Morfonauta a oportunidade perfeita.

Salvando o Morfonauta e o universo

Quando o Morfonauta é possuído pelo Espectro Negro, os Squadron Rangers descobrem que a única maneira de salva-lo é utilizar seus Morfadores (chamados aqui de Corações) é purificar o planeta e junto com ele todos os seres, incluindo o Morfonauta. Só que no processo algo acontece... os corpos físicos dos Squadron Rangers se vão e no lugar eles se tornam figuras que alternam entre Rangers de diferentes equipes, seriam os Emissários da Rede de Morfagem?

Alternando os poderes por não possuir um morfador

Telosi alterna entre Mighty Morphin, Força Mística e Tempestade Ninja por
conta da instabilidade e não possuir um morfador em Power Rangers Universe #3
- Imagem: BOOM! Studios


Antes de responder a pergunta do parágrafo, vamos voltar ao inicio de Power Rangers Universe quando os Squadron ainda não possuíam morfadores. Ao tentar acessar a Rede pela primeira vez eles não conseguem manter uma forma fixa e por isso alternam entre Rangers diferentes. O mesmo acontece na última edição (PRU #6), sem os morfadores eles voltam a rotacionar nos poderes, só que dessa vez de uma forma mais intensa.

O que aconteceu na edição final?

Os jovens Mestres da Morfagem após acessar todo o poder da Rede,
ganham formas semelhante aos Emissários - Imagem: BOOM! Studios


Os Emissários foram apresentados originalmente no arco Shattered Grid (2018) e tiveram forte impacto nas sagas posteriores, mas como sabemos em diversas histórias, só existem três deles e ambos respondem aos Mestres (e possivelmente criados por eles) para justamente serem seus emissários. Como poderiam os Mestres terem se tornado os próprios Emissários já que eles possuem visuais completamente distintos? Tem algo errado com a história?

A resposta para essa pergunta pode ter passado despercebida na edição #5 de Power Rangers lançada no dia 24 de Março de 2021. No quadrinho temos uma passagem onde é contada a história dos "Primeiros" seres sem forma definida que criaram os três Emissários à partir da luz de uma estrela. 

Os Primeiros, os Mestres da Morfagem originais que
criaram os Emissários - Imagem: BOOM! Studios


Voltando para Power Rangers Universe #6, quando os jovens Mestres da Morfagem viram esses seres que alternam entre formas de Rangers é revelada que agora eles possuem o poder de viagem no tempo e também de manipulação da matéria, o que leva à crer que esse grupo de jovens Mestres da Morfagem são os Primeiros, Mestres da Morfagem mais elevados em poder e sabedoria que os outros apresentados nas histórias em quadrinhos e que criaram os Emissários a sua semelhança posteriormente.

Squadron são os Primeiros

Se seguirmos essa hipótese de que os Rangers Squadron são os Primeiros, podemos dizer que os seis foram os únicos seres do Planeta 0117 a verdadeiramente ascenderem à Rede de Morfagem. Ao longo da história vemos como suas famílias e o restante da população atravessava os Arcos do Mestre e esse rito era chamado de "ascender à Rede de Morfagem", mas quando finalmente somos levados até o outro lado, vemos que aquelas pessoas que atravessaram os Arcos permanecem aparentemente as mesmas. O fato de atravessar não os transformou em nada diferente.

Os Mestres que atravessaram o arco, mantiveram suas formas originais, 
Power Rangers Universe #4 - Imagem: BOOM! Studios


Diferente do que aconteceu com os Squadrons, que quando quebraram seus morfadores usaram a energia pura da Rede de Morfagem para não só derrotar o Espectro Negro, como para emantar todo o planeta com a energia da Rede. Vale lembrar que antes de Ori conseguirem fazer o morfador definitivo, os Rangers tinham apenas uma única morfagem antes de morrerem, de perderem seus corpos físicos para o grande e intenso fluxo da Rede de Morfagem, por isso, quando eles quebram os morfadores e morfam aquela foi sua "última" morfagem.

Eles agora se transformam em seres etéreos e verdadeiramente ascendem à Rede de Morfagem, unindo-se e virando um com ela. Telosi e Xev dizem que conseguem ouvir todos aqueles que acessam a Rede através do espaço-tempo, e Ori completam que agora são parte da Rede. A única dúvida restante é: qual o propósito deles?, como pergunta Rhian. Aleia diz que agora eles possuem deveres maiores agora, que incluem o destino do próprio Morfonauta. 

Eles ganham a habilidade de manipular matéria, como os fragmentos dos morfadores e transformá-la em artefatos embebidos da Rede de Morfagem, criando o Rubi do Ranger Fantasma, que pelo que parece, permite que ele viage pelo espaço-tempo através da Rede. E após enviarem o Ranger Fantasma para o início da sua jornada como o primeiro "emissário" dos Mestres.

A partir disso, vemos cada Ranger se incumbir de uma missão específica, o que aparenta é que a própria Rede de Morfagem está guiando seus passos, como se fossem instrumentos semi-corpóreos dela. Rhian vai cuidar dos treinamentos dos futuros Rangers, assim como ela fez com sua equipe, Ori monitorarão a Rede para se certificar de que ela sempre esteja prosperando, Phiro irá monitorar a tecnologia que será criada a partir da Rede, Xev e Telosi irão monitorar a Rede em busca de sinais do Espectro Negro e possíveis ameaças e Aleia irá se certificar que Rangers sempre existam neste universo e outros para eles sempre tenham seus protetores.

Isso casa bem com o que vimos em Power Rangers Dino Fury, com os Mestres da Morfagem criando artefatos a partir da Rede de Morfagem e espalhando-os pelos universos para que novas equipes de Rangers fossem formadas, como as Dino Pedras e Dino Trovão e as Energemas em Dino Charge. Cada um dos Mestres parece ter sua própria responsabilidade, e vemos uma comprovação disso com Mestre Verde que vem alertar sobre os perigos de Lord Zedd, assim como Telosi era responsável por exatamente alertar sobre ameaças à Rede.

Os Mestres criam o Nexus Prisma - Foto: Hasbro


Por fim, podemos teorizar que esses seis jovens Mestres da Morfagem irão evoluir, mutar e aprender muito sobre a Rede de Morfagem. E se eles forem realmente os Primeiros, irão criar em algum momento os Emissários da Rede de Morfagem à sua própria semelhança, que consigam acessar todas as equipes de Rangers já existiram e virão a existir. E até faz sentido a criação indireta dos Empíreos como consequência do equilíbrio dos poderes da Rede. Agora é esperar as próximas histórias e ver qual caminho será seguido para continuar a jornada dos Mestres da Morfagem.