Na última Quarta-Feira (11/08), os fãs do Universo Expandido de Power Rangers foram recompensados com a história de origem de Lord Zedd nos quadrinhos.

Esse texto contém SPOILERS.

Na edição #10 de Mighty Morphin é revelado que Lord Zedd era na verdade o Guardião Supremo de Eltar Zophram. O personagem sucumbiu ao poder do Cristal Zeo depois que seu amigo Zordon foi ferido em combate e o conselho de Eltar negou ajuda-lo na empreitada de salvar o universo.

Em entrevista para o podcast Ranger Command, Ryan Parrott que é o roteirista do quadrinho e trabalha na BOOM! desde 2017, contou alguns detalhes sobre o processo de revelação do vilão e o que podemos aguardar para o futuro.

Um roteiro criado há bastante tempo

Zophram, Zartus e Zordon na primeira edição de Mighty Morphin
publicada em 2020 - Imagem: BOOM! Studios

A edição #10 de Mighty Morphin foi idealizada por Ryan Parrott antes da primeira edição de Mighty Morphin em 2020. O arco da revelação da identidade do vilão foi planejado antes mesmo da divisão de Mighty Morphin Power Rangers para as duas mensais que temos atualmente. E que no momento da concepção Dan Mora foi o escolhido para ser o artista. Aliás, foi Dan Mora que criou do zero o design de Eltar, o cara é bom não?

Não quero contar a história de Zedd apenas para contar a história de Zedd. Quero que se aplique à história atual, porque queria que afetasse os Power Rangers no presente, comentou Parrott.

Parrott também comentou que utilizou o flashback do passado de Zordon para esconder a história de Lord Zedd. Segundo ele temos uma ascensão de Zordon e uma queda de Zophram e a maior dica disso fica evidente na edição #2 de Mighty Morphin quando o conselho de Eltar fala para Zophram não se tornar um monstro ao tentar defender o universo.

E uma curiosidade importante: A Saban não autorizou Ryan de trabalhar com o passado de Zordon, Zedd e Eltar, o aval veio graças à Hasbro assim que ela adquiriu os direitos da franquia.

Os três Eltarianos

Zophram, Zordon e Zartus em capa variante de Mighty Morphin #10 -
Imagem: BOOM! Studios

Para os amantes de Shakespeare, Ryan disse que a relação entre Zartus, Zophram e Zordon foi inspirada na obra "A tragédia de Othello". Com Zophram sendo Othello, Zordon como Cassio e Zartus como Iago.

Sobre Zartus, Ryan Parrott comentou sobre a transformação do Eltariano em um ser maligno. Zartus se sentiu amargurado quando Zordon foi escolhido pelo conselho para ser o Chefe Guardião esse foi o marco inicial para a transformação dele. Ryan escreveu Zartus admitindo que ele estava triste porque não ganhou o cargo de Chefe Guardião e todo aquele papo de que ele estava contente por Zordon era mentira, ele estava com muita raiva e viu nos Cristais Zeo uma oportunidade para virar o jogo. Todo plano de colocar o encantamento do Fogo da Verdade nos Cristais foi ideia de Zartus.

E Zophram ou melhor Zedd, como ele fica nessa história? Olha só que o Ryan Parrott comentou durante o podcast. Zophram tocou o cristal porque estava cansado de ser limitado e amarrado pela burocracia do Conselho dos Anciões de Eltar e ele também fez isso por conta do ataque que Zordon sofreu em combate e que quase custou sua vida. Zophram tem uma forte afeição por Zordon e vê a si mesmo em seu amigo.

Porque Lord Zedd vira humano em Power Rangers no Espaço?

Uma das maiores dúvidas dos fãs agora é: Já que Zedd é Zophram, porque ele não voltou ao normal nos eventos finais de Power Rangers no Espaço?

Zophram em Power Rangers no Espaço com sua pele trocada - Foto: Hasbro


Na entrevista Ryan Parrott fala que trouxe a Candice (Zelya) e os flashbacks dos Eltarianos mudando sua forma física para explicar porque Zedd aparece com outra forma em "Contagem Regressiva para a Destruição".

Não estou tentando criar um retcon entre Zordon e Zedd, estou apenas tentando adicionar camadas ao relacionamento e à história de fundo deles. Com um personagem com um nome como Lord Zedd, com um 'Z' e ele não tem pele. Parecia uma oportunidade para torná-lo Eltariano e eu sei que isso vai dividir o público, comentou Ryan.

O entrevistador brincou com Ryan dizendo que isso realmente pode chocar os fãs que não estão ambientados com o quadrinho. Já que nem todos sabem que o Zedd que aparece em Espaço está com a pele trocada. E Ryan respondeu com humor:

Já estragamos tudo quando você viu Zordon em sua forma humana, ele não se parece em nada com o personagem que era, mas meio que criamos uma explicação porque vimos que Candece pode ser como um humano, então estamos brincando com isso um pouco.

Pistas falsas

O assassino que foi usado para despistar os fãs em Mighty Morphin #10
- Imagem: BOOM! Studios

Lembram do assassino que aparece nas capas e no inicio da edição #10? Foi um truque de Ryan para enganar o público. O assassino tem um nome, mas Ryan não quis nomeá-lo, porque se o nome vazasse, todos saberiam que aquele não é Zedd.

Há pessoas que acham que Zophram é Zedd há muito tempo e eu coloquei pistas suficientes para que você descobrisse e se você leu os quadrinhos e não achou que Zophram não era Zedd em algum momento, então eu não estava fazendo meu trabalho certo, comentou Parrott.

Ryan gosta do design do Assassino, suas habilidades e o poder com veneno, então há uma possibilidade para ele aparecer novamente no futuro.

O que esperar do futuro?

Na edição #11 de Mighty Morphin terá muita política dos Anciões que vai irritar os fãs, comentou Parrott.

Na última página da edição #10 temos um "Continua", mas o que isso significa? Segundo Parrott agora que sabemos que Zophram é Zedd, teremos alguns flashbacks, mas não muitos, porém teremos dois momentos que serão mostrados nesses flashbacks que são importantes para a construção do personagem.

Ryan também fala que deixou a história da ascenção de Zedd aberta para outros roteirista explorarem, mas caso a BOOM! escolha ele, ele já tem ideias. Uma das ideias seria mostrar Zedd conquistando planetas, formando um império, como ganhou seus poderes e como ele criou o seu nome e virou o vilão que conhecemos. Zedd nessa história estaria quebrado mentalmente moldando o universo como ele imagina que deveria ser.

*Agradecimentos ao parceiro Antonino pela tradução do podcast.