Com a aproximação do aniversário de 25 anos de Power Rangers, hoje voltamos no tempo no distante ano de 2007 quando a Disney celebrou os 15 anos da franquia.

O que você estava fazendo a exatos dez anos atrás? Consegue lembrar? Talvez algumas memórias ainda permeiam em sua mente enquanto outras já se foram a muito tempo. Em 2007 Power Rangers continuava nas mãos da Disney, uma época bem conturbada para os fãs, pois naquele período era especulado que Power Rangers Fúria da Selva (2008) seria a última temporada a ser transmitida. Infelizmente (ou felizmente para alguns) o "fim mesmo" foi em 2009 com a exibição de Power Rangers RPM.

Linha do Tempo de Power Rangers em panfleto da época - Foto: Reprodução internet

A comemoração do aniversário de 15 anos de Power Rangers veio um pouco mais cedo, a lógica seria comemorar o marco em 2008 mas a Bandai antecipou os festejos e Power Rangers Operação Ultraveloz (2007) ficou sendo a responsável por carregar esse momento tão importante. A temporada que não tinha uma cara comemorativa mesmo com as referências deixadas por sua contrapartida original, Boukenger, cativou uma parcela considerável de fãs e teve um dos maiores merchans de toda a saga dos heróis coloridos.

Uma vez Ranger, Sempre Ranger


Encontro de gerações em Operação Ultraveloz - Foto: Reprodução internet

Na época do anúncio de Power Rangers Operação Ultraveloz já se especulava um episódio de reunião tal como foi em "Eternamente Vermelho" de Power Rangers Força Animal. Tudo isso por conta do Super Sentai Boukenger que comemorou os 30 anos da franquia lá no Japão e contou com um longa metragem onde reunia astros de diversas séries dos Super Sentai.

Intitulado de "Once a Ranger", o duplo episódio foi exibido no extinto canal Jetix e trouxe diversos atores de Power Rangers para um Team-Up "Morfenomenal". Liderando a equipe tínhamos Adam (Mighty Morphin Power Rangers) as garotas Kira (Dino Trovão) e Tori (Tempestade Ninja) e os engraçados Bridge (S.P.D.) e Xander (Força Mística). A reunião aconteceu por conta da chegada de um vilão que tinha forte ligação com Rita Repulsa e Lord Zedd. Ele corrompeu a Rede de Morfagem impedindo que os Rangers de Operação Ultraveloz lutassem. Claro que no final tudo deu certo e tivemos muitas explosões coloridas.

A turnê da Bandai

Em comemoração ao 15º aniversário dos Power Rangers, a Bandai America lançou uma turnê norte-americana visitando quinze cidades nos Estados Unidos e no Canadá. A parada final foi em Glendale, Califórnia. Os Rangers chegaram em uma Limusine Hummer e foram recepcionados pelos fãs. O nome da tour era "Power Rangers Super Legends", mesmo nome usado para o jogo que iremos falar mais na frente.

A Limousine usada durante a turnê "Super Legends" - Foto: Linear Ranger

O inicio da turnê aconteceu na San Diego Comic Con no dia 29 de Julho que aproveitou das festividades do "Dia das Crianças" para celebrar o aniversário dos Power Rangers. Os fãs presentes participaram de diversas atividades além de ter a oportunidade de ver de perto os capacetes originais da série e um primeiro olhar na coleção especial de produtos da Bandai dos 15 anos da franquia. A novidade do ano era o "Mega Mission Helmet", um capacete do Ranger Vermelho que se conectava com a internet para realizar missões dentro de um jogo. E falando em jogo, nesse mesmo dia a Disney levou Power Rangers Super Legends para o público desfrutar em primeira mão.

Celebração do aniversário na Comic Con de San Diego em 2007 - Foto: F. Ramos

Mais tarde as comemorações também aconteceriam na Europa...

Power Rangers Super Legends

Se hoje temos Power Rangers Legacy Wars em mobile para alavancar o filme de 2017 e de quebra pegar carona nos 25 anos de Power Rangers, em 2007 os fãs tinham um outro jogo que fez muito sucesso.

Capa oficial do jogo - Foto: Reprodução internet

No Game você podia controlar Rangers de diversas temporadas para enfrentar Lord Zedd que voltou com um plano diabólico para destruir o universo. A parte boa é que Super Legends chegou para diversas plataformas que foram: PlayStation 2, Nintendo DS e Computador. Esse último ainda ganhou uma versão em português do Brasil.

A série animada que não aconteceu

Lembram do rumor que falei mais acima sobre Power Ranges terminar em 2008? Bem, existia outro rumor que circulava na época.

O rumor já rondava pela internet mas começou a ganhar força depois que Ron Wasserman (sim, o cantor do tema original de Power Rangers) comentou no fórum RangerBoard que um amigo próximo estava trabalhando nos efeitos sonoros de um desenho animado dos Rangers. O rumor esfriou, esfriou até que finalmente Power Rangers RPM (2009) estreou e o sonho de uma série animada se perdeu no ar.

A linha de brinquedos

Como todo bom aniversário, não poderia faltar a linha de brinquedos. Em 2007 a Bandai trouxe vários produtos para os fãs de Power Rangers sendo eles crianças ou adultos.

Quem não queria essas belezinhas? - Foto: Reprodução internet

Entre os mais procurados estavam os Rangers Vermelhos em poses estáticas que vinham em versões separadas e também em sets dignos de colecionador. Os bonecos "bombadinhos" com os Vermelhos também foram lançados e os adultos pela primeira vez na história ganharam fantasias temáticas de Mighty Morphin Power Rangers. Uma outra grata surpresa foi a criação da linha "Super Legends" que trazia Vilões, Rangers e Monstros de outras temporadas além é clara dos produtos da temporada do ano que estava em exibição, Operação Ultraveloz.

Foi uma comemoração eficiente?

Power Rangers Operação Ultraveloz foi considera na época uma temporada abaixo do nível que a Disney produzia. Por outro lado o especial "Once a Ranger" rendeu ótimos números de audiência e isso com certeza fez com a procura pela temporada aumentasse até os dias atuais.

Em uma época onde as redes sociais ainda eram bem tímidas, a Disney não conseguiu alcançar o mesmo público que a Saban fez em 2013 com o aniversário de 20 anos e está para fazer em 2018 com o incrível marco de duas décadas e meia, mas isso não tira nenhum mérito da empresa que ficou com os Rangers até 2009. A Disney juntamente com a Bandai trouxe ótimos produtos e a turnê para divulgar o aniversário foi uma grande jogada de marketing.

E você, acompanhou todo esse reboliço em 2007? Deixe nos comentários.