Do primeiro episódio televisionado de Mighty Morphin Power Rangers, em agosto de 1993, até o novo reboot para os cinemas em março, a franquia de Power Rangers se manteve uma forte e constante performance durante sua história. Agora, claramente re-energizada com sua posição mundial, a matriz Saban Brands se prepara para celebrar o marco do 25º aniversário de sua venerável propriedade.

Power Rangers pode não ter inventado o gênero de mega super-heróis como conhecemos hoje, mas o time de adolescentes vestidos em trajes coloridos estabeleceu um culto de super-herói seguindo um tipo diferente que se manteve popular e relevante entre as gerações de fãs.

E a nova e grande interação com as grandes telas pela Lionsgate, que demonstrou uma forte performance no box office com mais de 133 milhões de dólares até 28 de abril, elevou a franquia e a melhor posicionou para o futuro. O filme estreou no dia 12 de maio na China, onde está programado para produzir fortes resultados baseado na popularidade histórica da franquia e também de prover novas oportunidades de licenciamento e merchandising.

“Power Rangers é a série de ação que está a mais tempo no ar e é a mais assistida pelas crianças na história da televisão – ela se transformou em um fenômeno da cultura pop”, diz Janet Hsu, Diretora Executiva da Saban Brands, que juntou-se à companhia em julho de 2015 após ter saído da Sanrio. Hsu rapidamente influenciou a inovação e o alcance da variedade de produtos da Saban e seu salto em direção a um estilo de vida dentro da moda. “A importância e valor de ser intrometido e pensar diferente em como crescer uma marca é o que eleva isso para o próximo nível”, diz Hsu. “É isso que é conexão, quando você está envolvida em como o mundo está pensando e provendo algo que é relevante para os consumidores ”. Hsu credita Haim Saban, fundador e criador dos Power Rangers e presidente da Saban Brands por ser a força motora por trás da série, sua história e enredo. “Haim sempre se manteve fiel ao verdadeiro DNA da marca, que foca em inclusividade, trabalho em equipe, diversidade e cinco adolescentes normais que morfam em super-heróis”, diz ela.

Em 2010, a Saban readquiriu a propriedade de Power Rangers das mãos da The Walt Disney Company, que esteve em posse da marca por sete anos, mas fez pouco para expandi-la do jeito Disney, que se tornou um padrão para o maior licenciador do mundo. Ao mesmo tempo, a Saban também fundou e formou a Saban Brans. Desde então, e adição ao crescimento contínuo de Power Rangers, a empresa fez várias outras aquisições, incluindo a artística e popular marca Paul Frank, que está na 57º posição no ranking das Top150 marcas globais, publicado anualmente pela License Global. Com 900 milhões de dólares em vendas no varejo de mercadorias licenciadas em todo o mundo, a franquia de Power Rangers está bem arraigada no mundo da cultura pop e tornou-se uma marca multi-geracional, multiplataforma, multifacetada e com multi-camadas no varejo que está bem posicionada para estender e sustentar sua popularidade global, lealdade dos fãs e apelo único.

De acordo com Hsu, Power Rangers foi transmitido em mais de 150 países e agora possui mais de 150 licenças pelo mundo. “Por quase 25 anos, Power Rangers possuiu uma base de fãs de homens e mulheres adultos que cresceram com a franquia assim como os meninos e meninas que assistem a série hoje”, diz Hsu. O filme nos proporcionou uma grande oportunidade de re-imaginar a franquia e abrir o Mercado em diversas maneiras. “Isto permitiu com que os antigos fãs revivessem o momento Power Rangers e estreitassem laços com a marca”.

Pôster comemorativo de 25 anos divulgado pela Bandai - Foto: Licensing Mag

A Saban Brands demostrou uma abordagem de multi-plataformas, que é evidente e nos mais de 830 episódios das 24 séries e 2 dos dois primeiros filmes somados à nova produção, vários eventos para fãs e novo game digital, o Power Rangers: Legacy Wars da Lionsgate e nWay, que foi apresentando no ultimo mês. “Power Rangers se manteve por 25 anos pelas constantes trocas de equipes e temas que motivavam cada série em particular”, aponta Brian Casentini, o Produtor Executivo de Power Rangers e também um grande fã. “O fato de que os fãs podem se projetar no papel de um Ranger mais realista do que o de outros super-heróis lá for a, e é bem mais atraente. O novo filme faz a franquia multi-geracional novamente, não somente de uma maneira nostálgica, mas também ativamente reengajando os fãs com a marca”. Casetini se lembra de participar de festas quando Power Rangers foi lançado. “Alguém me perguntou, ‘O que você vai fazer depois que essa série acabar?’” E agora, 25 anos depois, ele ainda supervisiona conteúdo em todas as plataformas para a marca. Cada temporada tem seu próprio nome e tema, e a Saban desenvolve um programa específico de produtos de consumo, conduzido por brinquedos, que tem lentamente se expandido em várias outras categorias, incluindo vestuário, acessórios e decoração.

“Nossa mais nova expansão para publicações, video games e produtos digitais mostra que nós estamos mostrando a diversidade do conteúdo para satisfazer todos os fã de diferentes idades e quaisquer maneiras que entrem em contato com a marca hoje”, diz Hsu. Em janeiro, a Saban Brands apresentou a 24ª temporada da franquia, Power Rangers Ninja Steel, com sua nova linha de produtos. O programa de licença de Power Rangers foi definido pela categoria de brinquedos desde o início da série com a longa parceria com a licenciadora de brinquedos, a Bandai e, de acordo com Hsu, brinquedos continuam sendo o produto chave com foco intense em figuras de ação, jogos de tabuleiro, Zords montáveis, Dino Charger e colecionáveis.

Além disso, a Saban Brands expandiu significantemente Power Rangers, posicionando a marca como um estilo de vida e elevando sua imagem para o status de designer com várias colaborações. Um exemplo recente é a coleção cápsula lançada pelo fundador da Kith e fã de Power Rangers, Ronnie Fieg. A coleção, que apresenta moletons, camisas e bonés, vendidos na Bergdorf Goodman assim como nas lojas Kith em Nova York. Outra promoção e parceria recentes inclui negócios com a Target para produtos exclusivos incluindo máscaras, camisas escudo e espadas, vestuário e acessórios, roupa de dormir, roupa de cama, figuras de ação, camisetas, livros, mini figuras, eletrodomésticos, mochilas e suprimentos para festas; Johnny Cupcakes com merchandising exclusivo para Power Rangers inclui camisas, moletons e cartazes; BuildA-Bear Workshop com pelúcia, figurinos, acessórios e um chip de som; E Krispy Kreme com donuts da marca.

A Saban Brands está desenvolvendo extensos planos para celebrar o 25º aniversário que irá incluir produtos de toda a história da franquia, incluindo novos itens Legacy da Bandai, novas histórias da mitologia pela Boom! Comics, um livro especial comemorativo que terá uma história visual dos Power Rangers, mais outras iniciativas em locais físicos e eventos ao vivo. Em dezembro, a Saban Brands irá anunciar os planos para o primeiro parque temático de Power Rangers em Dubai, como parte da IGM’s Worlds of Legends, que irá constar com nove zonas de marcas. Hsu diz que os produtos comemorativos serão lançados para varejo no segundo semestre de 2018.

Outro componente importante da estratégia de produtos de consumo da Saban é o lançamento, no mês passado, do primeiro site de e-commerce Power Rangers. “O site oferece mais flexibilidade em execução e design”, diz Hsu. “Nós estamos criando produtos que sejam diferentes dos disponíveis em varejo e usando ícones e outros elementos do DNA de Power Rangers, incorporando-os nas tendências”. Como tem sido por 25 anos, o fator motor para a franquia tem sido o conteúdo. O que começou como uma série de TV em 1993, agora evoluiu para uma multi-plataforma contendo estratégias que mantém a relevância da marca regulada. Um exemplo disto é o conteúdo Meow Rangers, uma série digital e paródia que segue cinco felinos quando eles morfam em super gatos. O primeiro episódio lançado no Youtube, em janeiro, produziu mais de 3,6 milhões de views.

Com base em todas as suas iniciativas em produtos de consumo e conteúdo, com o forte desempenho global do filme de Power Rangers e o potencial para várias sequências, a Saban Brands fortaleceu a franquia, não apenas pelo seu 25º aniversário no ano que vem, mas também pela próxima década

Fonte - Licensing Mag.