Com os cinco adolescente aprendendo a serem Rangers pela primeira vez, Brody precisa mostrar liderança quando suas atitudes pessoais o colocam em uma situação desagradável.

Em "Live and Learn", enquanto Galvanax escolhe um novo monstro (Spinferno) para atacar os Rangers e recuperar o Ninja Nexus Prism, Mick está trabalhando junto com Brody em novas Shurikens. As Element Stars como o próprio nome sugere, concede aos Rangers habilidades especiais baseadas nos elementos da natureza. Depois de uma manhã de treino com os novos poderes os Rangers vão a escola pela primeira vez junto com Brody, mas antes o Ranger Vermelho acaba confrontando-se com Spinferno e usa pela primeira a Element Star, mas sem sucesso, mesmo com a ajuda do seu Datacom.

Spinferno é o novo monstro de Galvanax - Foto: Saban Brands

Na escola Preston fica chateado com Brody por ele ter ido lutar sozinho contra o monstro. Mais tarde durante a aula Brody é pego pela professora após colar durante as atividades com o seu Datacom que infelizmente por descuido acaba caindo nas mãos de Victor e Monty. No maior estilo "Bulk e Skull" os dois jovens vão atrás de Spinferno para desafia-lo. Victor quer se tornar popular e para isso precisa derrotar o inimigo que acaba roubando o Datacom.

Monty e Victor ganham mais destaque no terceiro episódio - Foto: Saban Brands

Sem o Datacom Brody precisa encontrar uma forma de destruir Spinferno e depois de uma conversa com Mick ele recobra a liderança e junto com os outros Rangers explodem o vilão. Para a surpresa de todos, o monstro não cresce mas no lugar dele surge uma aterradora criatura que é apenas destruída quando os Zords se combinam pela primeira vez e os heróis acessam o modo Ninja Master.

Brody trapaceia usando seu Datacom na escola - Foto: Saban Brands

O episódio da semana da bastante destaque para Victor e Monty, personagens secundários que caminham nos mesmos passos de Bulk e Skull (Mighty Morphin Power Rangers) e se realmente querem seguir nessa linha, está dando certo. Em Dino Charge não tivemos um elenco de apoio para os Rangers e Ninja Steel parece que irá suprir esse elemento.  Os Rangers ganham novos poderes também em "Live and Learn" que não são empurrados de qualquer forma e recebem uma explicação razoável dentro dos vinte e poucos minutos que o episódio oferece.

Antes de falar do motivo do episódio que foi claramente a introdução do Megazord, não pude deixar de notar um cuidado maior na trilha sonora que vem se mostrando bem interessante. A entrada de Youssef Guezom (compositor de CSI) deu uma atmosfera mais eletrizante nos momentos de luta e também nas cenas de diálogos, os fãs mais atentos irão notar essa minha observação. Apesar de não gostar de comparar com a versão japonesa pois enxergo cada produção como algo independente, tivemos um episódio praticamente produzido pelos americanos. O que não é uma novidade visto que Dino Charge e Dino Super Charge teve mais de 90% das cenas originais da Saban, incluindo monstros gigantes e Megazords.

Por fim tivemos a estreia do Megazord. Apesar de estar cansado do fundo cinza dos cockpits, os novos modos (Ninja Master) são super bem feitos e arrojados. A espada-motoserra do Ranger Vermelho também é bem interessante e gostaria que futuramente fosse usada em combate (sei que é difícil, mas não custa nada sonhar).

A primeira luta de Megazord acontece nesse episódio - Foto: Saban Brands

Com três episódios exibidos Ninja Steel mostra fôlego e que a temporada pode ser um grande sucesso como sua antecessora e trazer momentos memoráveis e claro uma trama de qualidade.