A Hasbro pode usar Masked Rider nos quadrinhos de Power Rangers?


Quando Mighty Morphin Power Rangers se tornou sucesso nos anos 90, a Saban decidiu investir na adaptação de outros Tokusatsu japoneses, mas não teve o mesmo êxito que os heróis coloridos.

Além de VR Troopers e Bettleborgs que são adaptações de seriados da franquia Metal Hero, a Saban investiu em outra série para expandir seu alcance no mercado. Em 1995 chegava nas telinhas Masked Rider. A série usava como base o aclamado Kamen Rider Black RX, mas sua fama foi inversamente proporcional ao herói japonês.

Com um ótimo episódio de introdução na terceira temporada de Mighty Morphin Power Rangers, Masked Rider desapareceu do mercado e da televisão e uso do personagem e dos direitos ficou incerto até pouco tempo depois que o personagem Lexian, mentor de Dex (Masked Rider) apareceu nos quadrinhos de Go Go Power Rangers.

Um usuário do fórum RangerBoard encontrou os contratos de direitos da série e compartilhou com os fãs.

Qual o destino de Masked Rider?

Quando a Saban em meados dos anos 90 adquiriu os direitos de adaptação de Kamen Rider Black RX para Masked Rider, esses direitos permitiam usar o personagem em quadrinhos, camisas, etc e exibir o programa na televisão e em Home-Video, eram dois contratos diferentes: Um para usar o personagem e outro para distribuir a série.

O contrato atual de Masked Rider permite que a Hasbro use o personagem em qualquer mídia, afinal foi criação da Saban o personagem Dex e toda sua mitologia. Mas porque eles não podem vender o seriado ou colocar na Netflix? Agora a situação fica engraçada, mas não de um jeito bom.

Masked Rider tinha um contrato de distribuição até 2005, época que a Disney estava no comando das marcas da Saban e ela não renovou esse contrato. O que acabou virando um bola de neve chegando até as mãos da Hasbro. Em resumo, a Hasbro pode usar o personagem em qualquer coisa que ela queira, mas não pode exibir o seriado ou vender em lugar nenhum, até o momento.

Só a título de curiosidade, as séries Bettleborgs e Power Rangers possuem contratos perpétuos com a Toei, ou seja, podem ser distribuídos, adaptados e exibidos para sempre e VR Troopers desde 1999 também tem um contrato duradouro semelhante às citadas anteriormente.
A Hasbro pode usar Masked Rider nos quadrinhos de Power Rangers? A Hasbro pode usar Masked Rider nos quadrinhos de Power Rangers? Reviewed by Mega Power Brasil on sexta-feira, março 15, 2019 Rating: 5

2 comentários:

  1. Amém de tão ruim essa série não faz falta

    ResponderExcluir
  2. Será que o Shinichiro Shirakura, proprietário da franquia "Kamen Rider" no Japão, irá negociar com a Hasbro sobre o uso do personagem para o ocidente?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.