Os Power Rangers e seus vizinhos do Japão os Super Sentai sempre caminharam de mãos dadas ao longo de todos esses anos trazendo grandes seriados para os seus fãs.

Para quem acompanha ambas as séries, pode notar que ao longo dos anos ambas acabaram se influenciando e trazendo elementos que se complementam. Séries recentes como Gokaiger (2011) e Kyoryuger (2013) são exemplos claros que a Bandai e Toei já vendem seus produtos pensando nos dois mercados. Aliás, é bom recordar que para a Bandai os Sentai também são Power Rangers, basta acompanhar as planilhas que a empresa disponibiliza em seu site oficial.

Finalmente veio ao público tal informação graças ao Greg Mitchell, ex-diretor sênior da Bandai Norte Americana ao qual já tivemos a oportunidade de conversar e acompanhar o seu trabalho. O braço ocidental da Bandai Japan, teve uma influência direta na criação do mais novo Super Sentai, Uchu Sentai Kyuranger.

“Nós começamos a conversar a respeito do tom criativo da série com antecedência, que foi definido como envolvendo espaço e o zodíaco, o que nos deixou muito entusiasmados. A Bandai America vai ajudar na parte conceitual, pensando em como serão os zords, as armas, como serão as Rangers Key ou as Dino Chargers.”

Mitchell aponta a Marvel como a principal responsável pela mudança no mercado atual de super-heróis, e também, como a responsável pelo contato entre a Bandai o ocidente e do oriente. Com esta evolução dos super-herois, Power Rangers teve que se adaptar.

“Pense no Capitão América. Ele costumava usar spandex branco, azul e vermelho. Seu traje se tornou tático e muito legal. Ele envelheceu ao olhar de um herói clássico. Nos sempre usamos esses exemplos para entender o que faz Power Rangers ser Power Rangers, e usaremos essa mesma ideia, para fazer com que esse Super Sentai, seja tão popular nos Estados Unidos quanto Power Rangers”

Mitchell também cita a competição atual de Power Rangers não só com a Marvel, como também com Star Wars. Não é difícil ver que a nova trilogia da franquia influenciou no tema de Kyuranger.

Esta nova direção é um tanto quanto audaciosa, seja para Super Sentai ou para Power Rangers. Se o lado americano tiver de fato mais influência nas próximas temporadas, pode significar que teremos elementos mistos no que está por vir.