Provavelmente o título da matéria chamou sua atenção. O que é Voltron? É uma temporada de Power Rangers? É um novo filme? Calma, que a gente vai explicar tudinho pra você.

Por Raphael Maiffre, Olá Nação Ranger!

A nova coluna "OFF Power" do Mega Power Brasil irá tratar de temas distintos de Power Rangers, mas que tenham algo semelhante com a franquia, como assim Raphael? Vocês vão entender quando lerem a nossa primeira matéria.

Recentemente a Netflix anunciou o lançamento de uma nova série animada chamada "Voltron: Legendary Defender", pude acompanhar a repercussão pelo Twitter e vi muita gente comentando que achava parecida com Power Rangers, entre outras coisas. Inclusive no nosso grupo no Facebook, abriram um tópico de discussão. O que é Voltron afinal?

Voltron: Defender of the Universe ou Voltron: O Defensor do Universo, título no Brasil), é uma série animada sobre uma equipe de exploradores do espaço que pilotam um super-robô gigante conhecido como "Voltron". Produzida em parceria entre a World Events Productions e a Toei Animation, a série foi ao ar de 10 de setembro de 1984 até 18 de novembro de 1985. Muito antiga, Voltron foi contemporânea de séries do gênero Super Sentai no Japão, muito antes de Power Rangers ver a luz do dia.

Os novos personagens de Legendary Defender - Foto: Nerdist Industries

Voltron foi extremamente popular durante sua transmissão, (como não ser popular com leões robôs? Foi muito bom pra sua época) e gerou uma série de sequências, várias histórias em quadrinhos, e um um especial de uma hora, além de uma fanbase fiel que perdura até os dias atuais com fã sites, exposições de artigos da franquia, dentre outras coisas.

A série original foi criada por Peter Keefe e John Teichmann em 1984 usando o material licenciado da animação japonesa Beast King GoLion e Armored Fleet Dairugger XV, qualquer semelhança com Power Rangers e Super Sentai é mera coincidência. Os produtores não tinham meios de traduzir a série para o inglês, assim, eles supuseram as falas, criando um novo diálogo, editando as cenas mais violentas e remixando o áudio em formato estéreo. A série foi um sucesso imediato nos Estados Unidos, superando o mercado de sindicação para programas infantis, em meados da década de 1980.

Os protagonistas da série original da década de 80 - Foto: Reprodução internet

Na trama do original de 1984, Voltron, um poderoso robô que defendeu planetas pacíficos e justiça na galáxia, parecia invencível até que uma bruxa malvada, Haggar, tentou destruí-lo. Em vez disso, ela dividiu-o em cinco partes, cada uma virou um grande leão robótico. Cada um foi alimentado por um elemento do planeta Arus: o Leão Preto por um raio, o Leão Vermelho por magma, o Leão Verde pelo ciclone, o Leão Azul pela água, e o Leão Amarelo pelas areias do deserto.

Após o confronto com Haggar, cada leão foi encontrado no seu próprio esconderijo, em algum lugar no Arus, totalmente sem uso, por anos. Arus, não sendo protegido por Voltron, é, consequentemente, derrotado pelas forças do mal Zarkon. Agora enviado pelo Galaxy Garrison após a outra terrível batalha, cinco exploradores espaciais fogem do planeta para encontrar o segredo para restaurar o super-robô conhecido como Voltron.



A nova série Legendary Defender que já possui título aqui no Brasil (O Defensor Lendário), estreia no dia 10 de Junho na Netflix com episódios sendo cada um deles com uma hora de duração. Se você não assistiu a original, não terá problemas. A nova versão é uma releitura do original com novos traços, cortesia da Dreamworks e da Studio Mir (Avatar: A Lenda de Korra).