Na próxima quarta-feira, dia 8 de abril, às 18:30h, será o segundo encontro neste semestre de atividades dos projetos acadêmicos Asian Club e Série Clube da Universidade Federal Fluminense (UFF). Esta nova temporada, chamada de “Ocidente e Oriente: uma perspectiva comparada”, traz a união pioneira entre os dois clubes, com o objetivo de comparar perspectivas diferentes das produções de ficção seriada televisiva. No encontro desta semana, discutiremos as adaptações dentro do campo do audiovisual com "Power Rangers" e "Kyouryu Sentai Zyuranger".



Como um dos objetos de análise desse segundo encontro, “Power Rangers” é um grande ícone da cultura pop dos anos 1990. Com seu enredo focado em um grupo de super-heróis, caracterizados por suas cores e robôs poderosos, que estão sempre a postos para salvar o mundo do mal, a série foi produzida pelos Estados Unidos e conseguiu conquistar diversas audiências estrangeiras. Com tanto sucesso através dos anos, diferentes versões e adaptações surgiram, mas, o que poucos sabem, é que “Power Rangers” é uma adaptação da produção japonesa “Kyuryu Sentai Zyuranger”. A versão original faz parte do gênero tokusatsu, que apresenta uma gama de características da produção televisiva nipônica, e também representa um exemplo de contra-fluxo, onde um produto de entretenimento do Japão conseguiu influenciar intensamente o campo audiovisual estadunidense, uma novidade para a época. Ambos os objetos estarão, nesta quarta-feira, frente a frente para discutirmos especificidades dadas pela experiência da adaptação audiovisual. Em quais pontos eles divergem? Em quais convergem e dialogam? De quais maneiras as duas versões se posicionam culturalmente? A adaptação faz jus a original? Essas serão algumas das questões levantadas a fim de compreendermos melhor esse universo.

Sobre o Asian Club e o Série Clube

O Asian Club é um grupo de estudos da Universidade Federal Fluminense (RJ) dedicado às produções pop midiáticas da Ásia Oriental – séries de TV, filmes, animações, videoclipes, música pop e suas celebridades associadas, dentre outras demais. Seu propósito principal é o aprofundamento na compreensão de outros modos de concepção, produção e distribuição da cultura pop para além de uma perspectiva ocidental. Atualmente, o projeto é formado por alunos da graduação e pós-graduação da UFF, porém os encontros do clube são abertos para toda a comunidade e fãs das diversas vertentes da cultura asiática. Já o Série Clube, que é o projeto irmão do Asian Club, tem foco nas produções seriadas ocidentais. O grupo é dedicado à investigação e ao debate de aspectos relativos à linguagem da ficção seriada televisiva em geral, com a finalidade de analisar e discutir séries sob um prisma diferente do habitual. E, nesta temporada, eles se unem com o propósito de abarcar as perspectivas orientais e ocidentais deste universo.

Construindo um espaço inédito para a discussão da cultura asiática no Rio de Janeiro, o Asian Club proporciona aos fãs e estudiosos da área uma experiência única de imersão através do ambiente decorado e pela troca de conhecimentos com outros fãs. Através da exibição de produtos midiáticos da Ásia Oriental, o grupo se propõe a difundir e expandir os estudos asiáticos de uma forma leve. A entrada é gratuita e livre à todos os interessados, acadêmicos ou não.

Serviço:

Evento: Ocidente e Oriente: uma perspectiva comparada – “Power Rangers” e “Kyouryu Sentai Zyuranger”
Data: 8 de abril de 2015
Hora: 18:30h
Local: Sala 305 do Bloco A, Campus Gragoatá da UFF. Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói, Rio de Janeiro.