Uma discussão que vem pegando fogo no fandom desde o inicio de Super Megaforce e porque não de Megaforce, são as presenças de alguns Super Sentais não adaptados dentro da temporada. Não sabe o que é Super Sentai?

Super Sentai: É uma franquia japonesa de séries de televisão voltadas para o público adulto e infanto-juvenil, no ar desde 1975, normalmente com uma série por ano. A premissa básica das séries é a de um grupo de geralmente cinco heróis que ganham poderes especiais, usam roupas cada um de uma determinada cor, e possuem um arsenal incluindo mechas, robôs gigantes para combater ameaças alienígenas ou vindas da própria Terra. A franquia deu inicio com Goranger e mais tarde em 1992 o Super Sentai Zyuranger seria adaptado para em 1993 estrear como "Mighty Morphin Power Rangers".

Himitsu Sentai Goranger (1975)

O detalhe é que de Zyuranger (Mighty Morphin Power Rangers) para trás, existiram 15 esquadrões que nunca foram adaptados para o mercado norte americano, alguns deles populares no Brasil (Changeman, Flashman, Maskman e Goggle V).

Super Sentai em Power Rangers: Não é a primeira vez que os "Super Sentais" aparecem em Power Rangers. É só voltar no tempo, mas especificamente em "Dino Trovão" para encontrar diversas referências. Inclusive comentamos ela aqui no site, onde aparece no laboratório de Tommy Oliver, diversas pastas com os símbolos dos Super Sentai e no episódio "Achados e perdidos na tradução" onde os Rangers assistem a um episódio de "Abaranger" contrapartida japonesa de Dino Trovão.


Power Rangers SPD e Goranger

Outra referência rápida é em Power Rangers SPD, onde vemos um porta retrato com o primeiro esquadrão da história, Himitsu Sentai Goranger (imagem à cima).

Super Sentai em Megaforce / Super Megaforce: Os primeiros Super Sentais a aparecerem em "Megaforce" foram nos flashbacks de Troy (Ranger Vermelho), obvio que muitos pensaram que havia sido erro de edição (inclusive nós ainda achamos que seja) mas os eventos que ocorreram na temporada seguinte pareceram provar o contrário.

"New Powers"
O primeiro esquadrão a aparecer em "Super Megaforce" foi "Gosei Sentai Dairanger" que ficou conhecido no Brasil por dar a vida à segunda temporada de Mighty Morphin Power Rangers, mas especificamente o Ranger Branco, Zords e monstros. A série quando foi adaptada não teve todos os uniformes aproveitados e seguiu usando os trajes da primeira temporada com exceção do Ranger Branco.

Dairanger já tinha planos para aparecer em Power Rangers, lá na época de "Galáxia Perdida", onde seriam retratados como uma equipe do passado. Mas a ideia foi descartada e apenas o morfador da série foi usado para o Defensor Magna.

A Saga dos Sentais que realmente não foram adaptados: Curiosidade ou não, os episódios que tiveram a presença de esquadrões "inéditos", foram escritos por Jason Smith, conhecido pelo papel de Casey de "Fúria da Selva" que também é fã dos super heróis japoneses (Basta acessar o Twitter do cara pra perceber).

Jason Smith escreveu os seguintes episódios de Super Megaforce (até agora):

- Blue Saber Saga (Episódio 03)
- Samurai Surprise (Episódio 05)
- Power of Six (Episódio 09)

Com exceção do terceiro episódio, todos os outros dois tiveram a presença de Super Sentais e não foram selecionados aleatoriamente. O episódio "Samurai Surprise" na versão original japonesa tem a presença das seguintes equipes:

- Dairanger
- Flashman
- Maskman
- Liveman
- Denjiman
- Goranger

Versão americana cortou "Liveman" mas em outra cena usou "Flashman".

"Por essa vocês não esperavam" frase da Emma ao se transformar em Flash Pink.

A versão americana cortou Liveman, Goranger e Denjiman colocando no lugar cenas originais americanas. E deu espaço somente para Maskman, Flashman e Dairanger (estranho não?).

Jake usa a chave do "Green Flash" em tomada americana

Em "Power of Six", Jake se transforma em Flashman, mas com uma peculiaridade: A cena em que o herói pega a Ranger Key é totalmente americana, o que não faria sentido, já que a Saban poderia simplesmente pegar a cena de "Gokaiger" e colocar no lugar. E ainda continua com Jake falando: Eu tenho um Flash Punho, referência obvia a série japonesa.

O que podemos concluir até agora? Parece que a Saban está arriscando mesmo. Colocar cenas de Super Sentai podendo cortá-las é um risco, se não souber aproveitar os novos personagens e introduzi-los de alguma forma em um futuro próximo (esperamos que seja em Super Megaforce). As cenas colocadas em Super Megaforce foram propositais e isso fica evidente que existe algum propósito por traz disso tudo. Ciara Hanna ainda comentou na Power Morphicon 2014 que era uma honra vestir os uniformes japoneses.

Mas qual seria?

Deixe as suas impressões nos comentários.