Destaques Especial 20 anos

Super Sentai em Super Megaforce - Acidente ou Proposital?

quarta-feira, agosto 27, 2014Redação


Uma discussão que vem pegando fogo no fandom desde o inicio de Super Megaforce e porque não de Megaforce, são as presenças de alguns Super Sentais não adaptados dentro da temporada. Não sabe o que é Super Sentai?

Super Sentai: É uma franquia japonesa de séries de televisão voltadas para o público adulto e infanto-juvenil, no ar desde 1975, normalmente com uma série por ano. A premissa básica das séries é a de um grupo de geralmente cinco heróis que ganham poderes especiais, usam roupas cada um de uma determinada cor, e possuem um arsenal incluindo mechas, robôs gigantes para combater ameaças alienígenas ou vindas da própria Terra. A franquia deu inicio com Goranger e mais tarde em 1992 o Super Sentai Zyuranger seria adaptado para em 1993 estrear como "Mighty Morphin Power Rangers".

Himitsu Sentai Goranger (1975)

O detalhe é que de Zyuranger (Mighty Morphin Power Rangers) para trás, existiram 15 esquadrões que nunca foram adaptados para o mercado norte americano, alguns deles populares no Brasil (Changeman, Flashman, Maskman e Goggle V).

Super Sentai em Power Rangers: Não é a primeira vez que os "Super Sentais" aparecem em Power Rangers. É só voltar no tempo, mas especificamente em "Dino Trovão" para encontrar diversas referências. Inclusive comentamos ela aqui no site, onde aparece no laboratório de Tommy Oliver, diversas pastas com os símbolos dos Super Sentai e no episódio "Achados e perdidos na tradução" onde os Rangers assistem a um episódio de "Abaranger" contrapartida japonesa de Dino Trovão.


Power Rangers SPD e Goranger

Outra referência rápida é em Power Rangers SPD, onde vemos um porta retrato com o primeiro esquadrão da história, Himitsu Sentai Goranger (imagem à cima).

Super Sentai em Megaforce / Super Megaforce: Os primeiros Super Sentais a aparecerem em "Megaforce" foram nos flashbacks de Troy (Ranger Vermelho), obvio que muitos pensaram que havia sido erro de edição (inclusive nós ainda achamos que seja) mas os eventos que ocorreram na temporada seguinte pareceram provar o contrário.

"New Powers"
O primeiro esquadrão a aparecer em "Super Megaforce" foi "Gosei Sentai Dairanger" que ficou conhecido no Brasil por dar a vida à segunda temporada de Mighty Morphin Power Rangers, mas especificamente o Ranger Branco, Zords e monstros. A série quando foi adaptada não teve todos os uniformes aproveitados e seguiu usando os trajes da primeira temporada com exceção do Ranger Branco.

Dairanger já tinha planos para aparecer em Power Rangers, lá na época de "Galáxia Perdida", onde seriam retratados como uma equipe do passado. Mas a ideia foi descartada e apenas o morfador da série foi usado para o Defensor Magna.

A Saga dos Sentais que realmente não foram adaptados: Curiosidade ou não, os episódios que tiveram a presença de esquadrões "inéditos", foram escritos por Jason Smith, conhecido pelo papel de Casey de "Fúria da Selva" que também é fã dos super heróis japoneses (Basta acessar o Twitter do cara pra perceber).

Jason Smith escreveu os seguintes episódios de Super Megaforce (até agora):

- Blue Saber Saga (Episódio 03)
- Samurai Surprise (Episódio 05)
- Power of Six (Episódio 09)

Com exceção do terceiro episódio, todos os outros dois tiveram a presença de Super Sentais e não foram selecionados aleatoriamente. O episódio "Samurai Surprise" na versão original japonesa tem a presença das seguintes equipes:

- Dairanger
- Flashman
- Maskman
- Liveman
- Denjiman
- Goranger

Versão americana cortou "Liveman" mas em outra cena usou "Flashman".

"Por essa vocês não esperavam" frase da Emma ao se transformar em Flash Pink.

A versão americana cortou Liveman, Goranger e Denjiman colocando no lugar cenas originais americanas. E deu espaço somente para Maskman, Flashman e Dairanger (estranho não?).

Jake usa a chave do "Green Flash" em tomada americana

Em "Power of Six", Jake se transforma em Flashman, mas com uma peculiaridade: A cena em que o herói pega a Ranger Key é totalmente americana, o que não faria sentido, já que a Saban poderia simplesmente pegar a cena de "Gokaiger" e colocar no lugar. E ainda continua com Jake falando: Eu tenho um Flash Punho, referência obvia a série japonesa.

O que podemos concluir até agora? Parece que a Saban está arriscando mesmo. Colocar cenas de Super Sentai podendo cortá-las é um risco, se não souber aproveitar os novos personagens e introduzi-los de alguma forma em um futuro próximo (esperamos que seja em Super Megaforce). As cenas colocadas em Super Megaforce foram propositais e isso fica evidente que existe algum propósito por traz disso tudo. Ciara Hanna ainda comentou na Power Morphicon 2014 que era uma honra vestir os uniformes japoneses.

Mas qual seria?

Deixe as suas impressões nos comentários.

Você também pode gostar

27 comentários

  1. Super mega force um lixo , mal adaptada isso sim u.u

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente terá conexão com o no novo filme q focará na origem da franquia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já achoque é mais pelo merchan com o jogo de 3DS, aonde usamos as chaves para desbloquear algumas roupas no game.
      E com o advento dos dlcs, mais roupas seriam desbloqueadas com isso.

      Excluir
  4. Depois de analisar o artigo, dá pra perceber mesmo que a parada está sendo feita de propósito. Então provavelmente isso vai ser explicado - nem que seja de forma rasa - ou na guerra lendária, ou no novo filme. Eu inicialmente fiquei chateado ao ver, mas agora tanto faz. Não tenho muito o que reclamar, já que não pago nada por esse tipo de conteúdo, rsrs. Só posso gostar ou não gostar.

    ResponderExcluir
  5. Super Megaforce é muito louca, a adaptação é sensacional. E para a franquia é muito importante...
    Ansioso pelos próximos episódios....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. era pra adaptar sem esse negocio de 2 anos ai seria melhor

      Excluir
  6. Ainda acho que é uma preguiça da Saban, de querer cenas inéditas pra temporada e cortar tempo de gravação a mais. Pura preguiça, essa temporada achei uma das mais fracas, só vou voltar a ver quando tiver a guerra lendária.

    ResponderExcluir
  7. Não vou imaginar se Changeman fosse aparecer em Super Megaforce, acharia até bom. Mas os puristas de sentai, como são chamados, poderiam ficar fera de raiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo amigo, ia ser legal, assim como acho fantástico ver Flashman misturado com Power Rangers, ainda acho Flashman o melhor Sentai que passou por aqui.... E repito: Saban sempre soube fazer Power Rangers e nada é por acaso... O que falta é simplesmente uma explicação plausível, mas em várias temporadas houveram coisas sem explicação, como por exemplo os poderes dos Rangers se extinguirem e na próxima temporada ou vários anos depois os mesmos Rangers aparecerem morfando, ou também todo mal ser eliminado pelo poder do Zordon quando o Andros estilhaçou a câmara vital dele, e surgirem vilões dizendo que tem anos e anos e anos de existência, enfim... Quem é fã de verdade sabe dos erros que sempre houveram, e ainda assim aceitam como algo explêndido. Não entendendo porque tem pessoas que ficam crucificando o Megaforce sendo que outras temporadas também tiveram "falhas", entendam, nunca vai ser perfeito, até porque tem Sentai que é ruim também.... Simples assim...

      Excluir
    2. Na verdade Power Rangers é cheio de icognitas das quais nem o universo explica...e o mais intrigante deles, pra mim, até hoje, é do pescador Antonio ter conseguido criar sua própria roupa e armas usando a "tecnologia" de um aparelho celular...e cade os recursos concretos?? tsc tsc,

      Excluir
  8. Putz digitei e n foi, vamos lá novamente.

    A principio sou fã de Tokusatsu e Power Rangers (que n deixa de ser tb). Eu estou adorando ver os Sentais. Se a Saban explorar isso devidamente, vai ficar muito foda. Se não vou considerar como uma bela homenagem. Estou gostando como um todo de PRSMF. Foi interessante abrir uma discussão sobre isso. Ah teve mais uma referencia: Em RPM o ônibus que eles usam se chama Go-Onger (A série original na qual ela foi adaptada). E a "desculpa"(Explicação até o momento) que eles liberariam novos poderes com o modo lendário nunca antes vista me convenceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você amigo, é disso que eu tô falando. Temos que aproveitar sem tantas críticas. Todos somos fãs da mesma coisa, e mesmo tendo opiniões diferentes temos que saber separar os Sentais da TOEI e os Rangers da Saban, são coisas diferentes, um é original e o outro é adaptação e não cópia... Tudo que passou até agora no Super Megaforce pra mim é plausível pois é um mundo onde tudo pode acontecer e ainda não há explicação sobre tudo o que vimos até hoje, afinal nem sabemos quem é Zordon e nem o que houve no passado. E nunca haverá explicação total sobre o mundos dos Rangers da Saban, afinal a história se desenrola a cada temporada, e mesmo sendo temporadas distintas, todas vem do mesmo universo... É simples...

      Excluir
    2. mais a pior coisa foi adaptar dois sentais que nao tem nada a ver numa serie so gokaiger e goseiger era pra ter separado ficou meio sem logica

      Excluir
  9. Já parou pra pensar que o único modo de ver os Sentais exibidos no Brasil novamente será através de Power Rangers? Rs (Emissora pequena e exibição obscura n conta).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade o que vc disse, mas isso pode mudar logo... A Shout! Factory, distribuidora da Saban, está com um projeto de lançar o Zyuranger fora do Japão, imagina se faz sucesso e as emissoras daqui se interessam, vai ser sensacional, e todos esses Sentais que eles tem mostrado seja pra ver a aceitação do público e deixá-los curiosos pra saber quem são? E assim eles lançam e obtém sucesso... Como sempre digo, a Saban sabe o que faz...

      Excluir
  10. Bem, foi até interessante tocarem nesse assunto, pois eu fiquei confuso quando vi tanto Sentai não adaptado aparecendo nos episódios. Acho até cabível pensar que a Saban pode estar preparando algo inusitado a ser desvendado até o final da temporada, mas ao meu ver, está mais pra uma edição mau feita, já que, não faz sentido, até então, reaproveitar tais cenas que não acrescentam em nada a historia dos Power Rangers desde a sua estreia. E por sinal, jamais intenderei o por quê da produção querer economizar tantas cenas assim (e quase inaceitável o fato de dubles fazem 98% das cenas em que os rangers aparecem transformados, já que os atores também sabem lutar). Sem contar que, pra quem não viu, já assisti a batalha lendária japonesa e aparecem todos os super sentais (a mesma que aparece nos sonhos de Troy) e em contra partida, a Saban gravou apenas com os Rangers adaptados...quer dizer, isso vai dar algum xabú? Vão misturar as cenas?! See in the next episodes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, acho que é impossível ser erro de edição, afinal se tem uma coisa que o Sr. Haim Saban ama, é Power Rangers... Acredito que é uma maneira de introduzirem alguns Sentais diferentes pensando em lançamentos futuros no ocidente assim como vão fazer com Zyuranger que a Shout! Factory vai lançar. Eles pretendem deixar os fãs curiosos e aí lançar e ganhar dinheiro... Vai ser legal se chegar até aqui dublado..

      Excluir
    2. Como assim? Zyuranger será produzido novamente, é isso? To confuso com tudo isso, e a saban poderia dar pistas.

      Excluir
    3. Então Gustavo, o Sentai original será distribuído fora do Japão, até hoje somente e quase exclusivamente somente o Japão passa Sentais por causa dos contratos com a Saban, e também por falta de interesse das emissoras em exibir um programa "genérico" (na cabeça das emissoras) igual Power Rangers. Mal sabem eles que é o contrário e Power Rangers é que são Adaptações, enfim, a empresa Shout! Factory que é uma distribuidora da Saban vai lançar o Zyuranger fora do Japão para o ocidente, e talvez quem sabe pode chegar aqui pra nós, vamos orar!!! Então por isso que acho que eles colocarem outros Sentais antes à Zyuranger pode ser pra criar uma curiosidade nos fãs, e em seguida lançar aquele respectivo Sentai original pra ganhar uma grana entendeu? Bom, é o que eu acho, e eles sempre visam lucro, então essa é a única razão lógica, pois quando eles se tranformam nos "Rangers Especiais", eles sempre fazem uma piadinha e tal, por isso acho que não é erro de edição....

      Excluir
    4. Então Thiago, é até cabível pensar que seja um estratégia de marketing por parte da Saban, já que em mais de 30 anos, muitas pessoas nunca ouviram falar ou viram alguns dos super sentais não adaptados que estão aparecendo em PR. Pode haver a possibilidade deles estarem esperando uma aceitação do publico americano (principalmente) em cima dos sentais pra poderem lançar pros lados de cá do globo, seria ótimo! Eu adoraria ver muitos desses super sentais dublados, já que desde a minha infância o único que realmente vi dublado foi Changeman (mesmo tendo conhecimento em VR tropers, Esquadrão Winspector e Jiraya), e poder conhecer as demais temporadas seria o máximo! Apesar que, depois que descobri um canal no youtube com super sentais dublados, fiquei super empolgado pra assistir, a começar o Daeranger...só que ao mesmo tempo muita coisa não bate Thiago, que na batalha lendaria, pelo que entendi, a Saban não vai usar as cenas do Japones (pelo menos não as que aparecem, por exemplo, Goggle V, maskman...), e sim a americana, gravada com os atores de lá, etc. E em contra partida eles mostram agora essas cenas com super sentai não adaptados. é dificil ter um posicionamento quanto o isso. O jeito é aguardar e ver o final.

      Excluir
  11. Ah galerinha, hoje Os Cavaleiros do Zodíaco completam 20 anos de exibição aqui no Brasil. Uma data simbólica e histórica!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Eles tinham uma boa série para adaptar,mas infelizmente não souberam utilizar nada mesmo e na ´época da Saban/Disney eles sabiam fazer cenas americanas lutas em si,coisas que eles não fazem hoje,pode ser orçamento sei la ,mas Super megaforce ta deixando a desejar e muito pra uma série comemorativa!

    ResponderExcluir
  13. Só uma coisa, alguns sentais foram exibidos nos EUA, como Changeman, Flashman, Bioman, etc..
    talvez as escolhas de passar batido é apenas para mostrar.. "hey esses ae eram daqueles seriados japoneses"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que esses passaram por lá?? Eu não sabia, já que, O Saban no começo não havia conseguido levar Zyuranger pra américa devido a não aceitação de heróis japoneses por aqueles lados, sendo assim, fazendo com que Saban adaptasse a mesma.

      Excluir

Parceiros

Apoio Apoio
Apoio