Power Rangers Super Megaforce para Nintendo 3DS fez sua primeira aparição na E3 2014. O jogo foi apresentado no estande da Namco Bandai e não no salão de exposição. O jogo possui boas melhoras em comparação com o título do ano passado, Power Rangers Megaforce, que também foi um side-scrolling para Nintendo 3DS. Esse ano o trailer completo foi exibido na Comic Con e abaixo você confere algumas especificações do jogo.



A data de lançamento de Power Rangers Super Megaforce 3DS está prevista para o dia 28 de Outubro de 2014. O jogo apresenta alguns personagens e histórias do show, o que pode resultar em spoiler se o jogo for lançado antes do termino da temporada. Se tratando de spoilers, eles serão mínimos, pois o jogo possui um enredo independente e utiliza conceitos de Power Rangers Super Megaforce em vez de se prender a história da série, do mesmo jeito que foi feito o game de Power Rangers Megaforce. O produto estará disponível em lojas físicas e online assim como no Nintendo eShop.

Suporte a Keys.

Cards são algo do passado e agora é a vez das Keys. Em Power Rangers Super Megaforce, os Rangers utilizam suas Rangers Keys não apenas para se transformar em Rangers do passado, mas para utilizar também suas armas e zords. A Bandai America criou aproximadamente 60 Ranger Keys para a linha de brinquedos de Power Rangers Super Megaforce. Essas Keys podem ser encontradas em Legendary Key Packs, produtos Zord Builder e outros produtos de Power Rangers. Bandai providenciou que o Power Rangers Scanner App usado para ler cards e Power Rangers também possa ser usada para ler Keys, aumentando a versatilidade do produto.

Em Power Ranger Super Megaforce, o Nintendo 3Ds utiliza a câmera para reconhecer as Ranger Keys. A câmera lê ambos o código de barras e as marcas físicas do produto para processar os dados corretamente. Ao utilizar as Ranger Keys o jogador será recompensado com personagens, upgrades ou itens. O Ranger Vermelho de Mighty Morphin está incluso na tela de seleção de personagens no nível 1.

Até o lançamento do jogo, a maioria das Ranger Keys serão lançadas em Legendary Ranger Key packs e em conjunto com outros produtos. Se você for um colecionador de Keys, poderá acessar imediatamente todo o conteúdo do jogo utilizando as Keys apropriadas.

Personagens jogáveis.

O jogo permite até 30 personagens jogáveis, o que inclui a equipe de Power Rangers Super Megaforce. O Ranger Prata estará presente desde o início do jogo. Você pode acessar mais personagens ao longo do jogo ou utilizando as Ranger Keys. Se você já conquistou o personagem através do jogo, você ganhará power ups ao utilizar a Ranger Key correspondente pela primeira vez. O plano atual para o jogo é conter os Rangers de Super Megaforce e os Lendários Rangers Vermelhos além do Ranger Verde e Branco de Mighty Morphin.

Cada um dos personagens possui seu conjunto de atributos, ataques e estilo de luta. Isso permite que o jogador descubra seu Ranger favorito e explore novas experiências ao jogar o game novamente.
Menu Principal

O jogo começa com os logos da Namco Bandai, Saban Brands e da 7th Cord, seguidos pelo menu principal de Power Rangers Super Megaforce, que relembra o pôster promocional da série. A tela superior mostra o logo de Super Megaforce e o inferior (toque) mostra a parte principal do pôster promocional, com os seis Rangers e "Press Start Button". O menu principal possui uma boa imagem dos seis Rangers principais: Os Rangers Verde, Vermelho e Rosa estão do lado esquerdo enquanto os Rangers Amarelo, Azul e Prata estão do lado direito. A imagem relembra também o conceito usado nos DVDs de Power Rangers Samurai e Super Samurai. O meno de opções está localizado no centro da tela: Story, Museum, AR Scan e Reset Saved Data são as opções disponíveis. A tela de toque possui descrições detalhadas de cada opção do menu. Algumas dessas opções não estavam implementadas na versão em desenvolvimento.

Tela de Loading

A tela de Loading mostra o Sky Ship e uma barra de progresso. As animações dos cards de Megaforce eram um bom artifício, mas o uso consistente da arte do Sky Ship de Super Megaforce é um avanço.

Loja

Tensou toma contra de sua própria loja em Power Rangers Super Megaforce. A interface é simples, com uma versão cartunesca de Tensou no lado esquerdo, os itens da loja no lado direito e o número de moedas no canto superior direito. Jogadores podem comprar upgrades de atributos e itens de recuperação na loja. As moedas estão espalhadas pelo Story Mode. A versão em desenvolvimento continha os seguintes itens: HP 50% Up(Recuperação), HP 100% Up (Recuperação), Level Up, Max HP Up, ATK Up e Def Up.

Museum

A opção Museum não estava disponível na versão em desenvolvimento, mas essa parte do jogo irá conter conteúdo do jogo de Power Rangers Megaforce. Jogadores também poderão ver aqui suas listas de Achievements que eles conquistaram no jogo. A lista de Achievements, que também foi incluída em Power Rangers Megaforce, serve como um mapa para que os jogadores explorem o jogo para ter acesso a conteúdo adicional.

AR Scan

O menu AR Scan ativa a câmera do Nintendo 3DS e permite que os jogadores utilizem suas Ranger Keys. Quando o game lê uma nova Ranger Key, o jogador será presenteado com um novo personagem, um upgrade de atributos ou conteúdo extra.

Story Mode

O Story Mode é o modo principal do game em Power Rangers Megaforce e Super Megaforce. Nesse modo, o jogador pode desbravar os estágios e a história do jogo. Rangers e vilões do show são apresentados em sequencias cinemáticas estáticas, que consistem de imagem cartunescas bidimensionais dos personagens acompanhados de balões de diálogo.

Seleção de estágios

Depois de selecionar Story Mode no menu principal, o jogador é apresentado a tela de seleção de estágios. Cada episódio consiste de 6 estágios. O jogador pode selecionar apenas estágios que ele completou ou o último estágio em que ele se encontra. Por exemplo, se o jogador não completou nenhum dos estágios do episódio 1, ele terá acesso apenas ao estágio 1-1 e não pode navegar pelos estágios de nível 2. Uma reclamação a respeito de Power Rangers Megaforce era que o jogo tinha uma tela seleção de episódios linear que obrigava o jogador a navegar por todos os episódios para chegar no episódio desejado. Em Power Rangers Super Megaforce, os episódios são apresentados em uma forma bidimensional com o foco primário em cada episódios. Para navegar até o estágio 3-1 (assumindo que o jogador completou os primeiros dois estágios), o jogador precisa apenas apertar a tecla Up para ir do 1-1 para o 2-1 e finalmente, o 3-1. Os primeiros 4 níveis de cada episódio são side-scrollings convencionais. O quinto nível de cada episódio é a batalha contra o chefe. O nível final é uma luta com o Megazord, que é similar as lutas com o zord em Power Rangers Megaforce.

Dificuldade

Depois de selecionar o estágio, a próxima opção é a Dificuldade, representada pelos símbolos de Super Megaforce (Gokaiger). Os níveis de dificuldades foram criados para adequar o jogo para a audiência alvo assim como para fãs mais antigos. O nível de dificuldade determina a força e o número de inimigos assim como as recompensas que o jogador ganha ao terminar o nível. Existem motivações diferentes para jogar os níveis mais difíceis. Por exemplo, você pode querer jogar em uma dificuldade mais baixa se seu objetivo é passar pelo estágio e treinar seu personagem. Se seus personagens já são fortes o suficiente, você pode refazer o estágio em uma dificuldade maior pelo desafio e pelas recompensas.

Seleção de personagens

Podemos enfim jogar o jogo? Sim, mas só depois de escolher seu personagem. Se você está jogando pela primeira vez, você será apresentado a 6 personagens (e 24 espaços vazios). Os jogadores podem selecionar dois personagens: Um controlado por você e outro pelo CPU. O seu parceiro eletrônico não poderá ser trocado e nem se transformar em Legendary Modes (como no show). Os personagens que são selecionados nesta tela, são os candidatos a subirem de nível. A tela inferior (toque) mostra os atributos de cada personagem.

Cada personagem possui seu único conjunto de ataque. Em adição aos ataques, eles podem formar combinações que variam entre os personagens. Um exemplo são as combinações de ataques aéreos (pulo seguido de ataque). A Ranger Rosa dá um chute enquanto o Ranger Vermelho realiza um corte vertical.

A lista a seguir mostra os personagens com suas opções de ataque de curta e longa distância. O uso de armas lendárias é uma característica bem vinda e elas são incríveis se usadas corretamente.

Super Megaforce Vermelho - Super Mega Sabre, Super Mega Blaster
Super Megaforce Azul - Super Mega Sabre, Super Mega Sabre Duplo
Super Megaforce Verde - Bombas, Super Mega Blaster Duplo
Super Megaforce Rosa - Super Mega Blaster, Super Mega Blaster Duplo
Super Megaforce Amarela - Super Mega Sabre, Super Mega Sabre Duplo (Modo chicote)
Super Megaforce Prata - Silver Spear, Silver Spear (Modo Blaster)
Mighty Morphin Vermelho - Espada do Poder, Blade Blasters.

Desenvolvimento de Personagens

Power Rangers Super Megaforce introduz o desenvolvimento dos personagens para adicionar outra camada de jogabilidade com a habilidade de criar personagens mais fortes para diferentes cenários. Todos os personagens começam no nível 1 com seu atributos base definidos: HP, Ataque, Defesa e PRG (Power Ranger Gauge). Jogadores podem melhorar seus personagens ao completar níveis do Story Mode. Pontos de Experiência são recompensados ao fim de cada estágio com base no nível de dificuldade e na performance do jogador. Assim como em RPGs típicos, os atributos dos personagens aumentam depois que eles ganham Experiência suficiente para passar de nível. A lista completa de Achievements não foi confirmada até então. Com alguns personagens e conteúdo que são acessíveis apenas em altos níveis de dificuldade, o jogo tenta encorajar jogos subsequentes para adquirir Experiência para os personagens.

Capa oficial do jogo (imagem meramente ilustrativa)

Gameplay

O estágio usual possui a ação side-scrolling e o avanço através de obstáculos. enfrentando X-Borgs, encontrando moedas e chegando ao destino final. A interface do jogo possui os avatares dos jogadores e as barras de energia no canto superior esquerdo. O timer está no canto inferior esquerdo. A renderização do personagem é mais suave em relação ao título anterior de Megaforce. O Ranger Super Megaforce Prata e seu tridente têm uma aparência incrível no 3DS. O jogo termina quando o jogador chega ao final do estágio ou perde todos os pontos de vida.

O gameplay começa mais direto, onde você deve prestar atenção nos X-Borgs e procurar por moedas. Cada estágio possui poucas lutas obrigatórias que começam com uma barricada no lado direito da tela. Nessas situações, o jogador deve derrotar todos os inimigos para progredir. Para ter o melhor resultado no estágio, os jogadores devem jogar agressivamente para conquistar bônus por tempo e estrategicamente para conquistar os bônus de batalha.

Um pequeno bônus é a adição da perspectiva que permite não só o jogador se mover para frente ou para trás, mas também em um padrão de Z. Alguns obstáculos exigem que o personagem contorne eles. Essa característica é importante na busca de moedas, que podem ser encontradas em lugares inconveniente, como plataformas altas.

Estratégia do acompanhante

No jogo anterior de Power Rangers Megaforce, o jogador podia trocar livremente entre os cinco Rangers. Esse conceito preenchia o requerimento de trabalho em equipe mas criava um problema ao permitir que os jogadores trocassem um personagem enfraquecido por um com todos os pontos de vida. Power Rangers Super Megaforce permite que você selecione dois personagens: O que você controla e outro controlado pela CPU. Seu parceiro eletrônico irá lutar de forma independente, tomando decisões aleatórias e coletando itens e moedas próximas. A tela inferior (toque) providencia a opção de mudar a estratégia do seu ajudante para que ele se adeque melhor ao seu estilho de jogo. As quatro estratégias disponíveis são: Equilibrada, Longa Distância, Curta Distância e Defensiva.

Controles

Os controles do jogo possuem a navegação básica e os ataques esperados (normal e forte) assim como combinações de ataques. O jogador pode se mover com os botões com quatro direções. O jogo permite ao jogador explorar locais particulares a cada estágio com obstáculos e oportunidades de encontrar moedas. O uso de itens precisa ser acessível, mas é necessário cuidado pois eles são valiosos no game.

O botão de escudo cria uma esfera em torno do personagem. O jogador pode manter o escudo por quanto tempo desejar.

Os jogadores podem executar combinações de ataques com o conjunto apropriado de botões. Se o jogador possui pontos de energia suficientes, o botão de ataque especial aparece na tela sensível a toque.
O ataque especial possui uma animação divertida mas demorada que mostra os Rangers acumulando energia pelo tempo que o jogador pressionar o botão Charge. Depois que soltar o botão, o personagem utiliza seu ataque especial. A única desvantagem de carregar o ataque é deixar o personagem vulnerável aos inimigos.

Gráficos

Os gráficos e a fonte utilizada na interface do menu são aceitáveis. O menu principal e a tela de seleção de personagens é bastante bonita. A renderização dos personagens é suave e levemente embaçada.

Luta com o chefe

Depois de quatro estágios de luta normal e X-Borgs dourados, chega a hora de confrontar o monstro do dia. O Estágio 1-5 apresenta uma luta contra Headridge, o monstro que apareceu no primeiro episódio de Power Rangers Super Megaforce. A barra de vida do monstro fica localizada na parte de baixo da tela. O estágio possui um ambiente limitado para a luta contra o chefe. Essa luta é um jeito fácil de conseguir grandes combos com ataque rápidos.

Luta no Megazord

O Estágio final de cada episódio tem uma luta dentro do Megazord. que relembra as lutas no jogo de Power Rangers Megaforce. O jogador pode selecionar entre o Megazord Lendário e o Q-Rex, cada um com atributos distintos. A luta possui três opções: Ataque de longa distância, ataque de curta distância e bloquear ataques. Depois que a vida do monstro é esgotada, a tela mostra uma barra que representa a energia das Ranger Keys, que pode ser preenchida com rápidos toques na tela inferior. Essa ação realiza o ataque final e completa o nível.