Por trás de toda dublagem seja ela de filme ou seriado, existe uma pessoa responsável por coordenar e criar diretrizes dentro da mesma. Hoje entrevistamos o coordenador e diretor de dublagem de "Power Rangers Megaforce" que é também dublador, o Tiaggo Guimarães. Confiram.

MPB - Primeiro queremos agradecer pelo espaço cedido e pelo apoio que deu ao site ano passado. Tiaggo, como foi que você começou com sua carreira de dublador e depois de coordenador de dublagem?

TG - Antes de mais nada gostaria muito de agradecer a equipe Mega Power Brasil pelo destaque da entrevista. Acredito que foi uma carreira com cheiro de suor (risos), pois cada dia como dublador é uma conquista, até hoje. Comecei nos estúdios da Clone como estagiário por 9 meses no ano de 2006. Foi muito importante este passo, logo depois ingressei no mercado. Em 2009 fiz o curso de reciclagem em dublagem na Dubrasil a convite da Zodja Pereira. Já em 2011 surgiu da Daniela Piquet o convite para dirigir nos estúdios da BKS, me achei pronto pra assumir esse desafio e realmente foi um desafio, mas que foi um divisor de águas na minha carreira de dublador.

MPB - Se eu por exemplo quiser ser um dublador, o que eu preciso fazer?

TG - Antes de mais nada, deve ser ator, fazer um bom curso de teatro e tomar cuidado com os cursos papa níquel, fazer teatro, pois nada como o palco para criar um bom ator. Posteriormente a isso fazer um bom curso de dublagem, como a Dubrasil por exemplo. Lembrando que o que faz um dublador ser bom é a experiência , e a Dubrasil auxilia muito nesse quesito, pois são 10 meses de curso. E o importante é ter o registro DRT que se tira em qualquer Sated do Brasil.

MPB - De uns anos para cá, os dubladores ficaram muito mais conhecidos e o trabalho passou a ganhar destaque inclusive na mídia televisiva. Como você vive esse momento?

TG - Acho muito legal, pois finalmente existe um reconhecimento merecido por muitos dubladores, que fazem e fizeram trabalhos primorosos.

Durante o processo de dublagem de "Power Rangers Megaforce"
MPB - Você foi o coordenador de dublagem de "Power Rangers Megaforce", fale um pouco sobre essa experiência.

TG - Foi uma surpresa muito boa poder fechar um ciclo de 20 temporadas. Quis deixar o trabalho o mais minuciosamente perfeito, deixar algumas piadas mais atuais e trabalhar muito o naturalismo mas dublagens.

MPB - Qual o seu personagem favorito de "Power Rangers Megaforce"?

TG - Gostei muito do Vrak dublado pelo ator Andre Sauer, conseguimos criar muita comicidade pra personagem, lógico que, tudo dentro de um contexto maligno (risos). O André foi um dos dubladores que embarcou muito nessa composição de personagem.

MPB - Você já teve contato com outras séries de Power Rangers ou com as versões originais japonesas?

TG - Sim, sem dúvida, fui atrás de muitas referências inclusive assisti ao Goseiger (acho que é assim que fala). E gostei mais até que a versão da Saban.

Uma curiosidade: Tiaggo emprestou a voz para o "Mensageiro" nos capítulos finais da temporada
MPB - Com a mudança de Power Rangers para o Cartoon Network, a dublagem será mudada?

TG - Rapaz, não faço ideia. Porque esse assunto foge totalmente da minha alçada.

MPB - Além de Power Rangers, quais foram os seus outros trabalhos?

TG - Foram muitos, mas os que eu guardo com carinho são Saint Seiya onde eu fiz o Jabu de unicórnio na saga de Hades e Omega e no Lost Canvas Chesire de cat sidhe . Atualmente nessa mesma linha estou dublando Digimon Fusion, onde faço o Pickimon .

MPB - Para quem está começando a dublar hoje, qual seria a sua recomendação?

TG - Não apostar todas as suas moedas apenas na dublagem, ter outras atividades profissionais, assim como eu , sou professor de dublagem, teatro musical e sapateado. E continuar sempre buscando conhecimentos. E claro paciência, persistência e muito amor no coração.

MPB - Uma mensagem para os leitores do Mega Power Brasil

TG - Espero que gostem da dublagem realizada em Power Rangers Megaforce, pois foi feita com muito cuidado, carinho, amor e respeito pela série já consagrada. Espero poder dirigir a próxima. Beijo pra todos e paz, amor e sabedoria em harmonia de pensamento.