"Well, Well". Na semana passada a internet foi bombardeada com links do fã filme de Power Rangers do produtor independente Adi Shankar. Alguns gostaram outros não gostaram, o que faz parte, afinal é importante ter opiniões divergentes.

O Mega Power Brasil reuniu algumas opiniões de fãs da franquia que foram relevantes e alguns pontos levantados por membros do site para traçar como deveria ser o filme de Power Rangers que estreia em 2016.

Megazord luta contra Kaiju em arte do ilustrador Eddie Del Rio - Foto: Reprodução internet

Trabalhar com um material que tem mais de 20 anos de bagagem é dureza. Qualquer deslize pode significar um fracasso e as chances de fazer de novo são quase nulas. Power Rangers já teve dois filmes nos cinemas, ambos extremamente fieis ao material que vemos na série de TV. O primeiro de 1995 trazia os atores originais da segunda temporada de Mighty Morphin Power Rangers numa linha temporal diferente dos eventos que ocorrem na série mas mesmo assim fizeram jus à série. Em 1997 o filme "Turbo: A Power Rangers Movie" servia para ligar as temporadas Zeo e Turbo em um longa metragem de 1 hora e 40 minutos.

Quando ainda estava na produção do filme, Roberto Orci em entrevista para IGN falou:

Nós não somos um reboot que deixará tudo pra trás. Haim Saban se importa muito com isso. Isto foi algo que ele criou. Eu fui a sua casa pessoalmente para dizer a ele "Escute, eu sou o seu homem. Miller e Stenz são os seus caras. Eu prometo pra você que eu não destruirei a sua franquia." E ele disse, "Isso é muito importante pra mim, porque as crianças ao redor do mundo sabem quem são os Power Rangers. Então você não pode chegar aqui e pisar em tudo. É melhor que o filme seja consistente com o que eu estive fazendo." E eu disse, "Sim senhor!". 

Mas até que ponto "ser fiel" é válido nos dias de hoje? Afinal temos uma nova geração de consumidores que nem sequer viram o original de 1993 e vão ficar "boiando" caso tenham referências dos Rangers dos anos 90.

As fantásticas ilustrações de David Rapoza com os Rangers Verde e Vermelho - Foto:
Reprodução internet

Barbara Maria que acompanha Power Rangers desde pequena comentou sobre o que acha do filme da Lionsgate com um dos nossos redatores: Eu acho que (o filme) deveria ter a mesma essência da série, Rita despertando, cinco adolescentes, Alpha, Zordon, mas os personagens como civis não deviam ser tão parecidos com os adolescentes dos dias atuais, porque como já tem mais de uma geração que vai assistir, devia ser uma coisa meio atemporal, se é que isso é possível. E eu acho que não devia ser nada tão sombrio quanto esse fã filme que saiu, devia ter boneco de massa, ser mais colorido e ter mais faísca, porque não adianta o filme ter um roteiro e uma estética adulta e ficar sem sentido quando a gente lembrar que é um filme de Power Rangers.

André Souza, também fã da série falou um outro ponto. Ele acha que o filme deve sim manter o tom sombrio que foi abordado no fã filme, mas sem exagerar e não ter cenas de drogas, sexo e violência explicita. Complementa dizendo que torce por cenas de lutas com Zords e os atores sem os trajes de combate. E para não perder o "link" com a série os produtores deveriam se preocupar em trazer "easter eggs" e participações de atores anteriores fazendo referência às temporadas passadas.

São dois pontos que se complementam. Juntar elementos nostálgicos e elevar a um nível mais comercial para todas as idades, talvez algo semelhante ao que a Marvel tem feito nos cinemas? Talvez. Mas para isso seria necessário também ter mais poder na mídia televisiva, algo que o jornalista Edimário Duplat comenta. Duplat acredita que a Saban deveria se preocupar em fortalecer a marca na TV (já que tivemos temporadas "fracas", se comparadas à época de "ouro") para depois pensar em algo nas telonas. Para ele o "reboot" é desnecessário.

Dando continuidade... Até o momento não sabemos o que realmente está sendo feito por debaixo dos panos. A Lionsgate e a Saban estão escondendo todos os detalhes do filme e nada foi revelado até então (com exceção da data de estreia) e que as filmagens começam esse ano.

O Ranger Verde repaginado pela equipe do Bat in The Sun - Foto: Reprodução internet

Trazer Power Rangers para uma nova geração que está acostumada com filmes como, Capitão América, Tartarugas Ninja e Transformers é ousar muito. Estamos numa era de tecnologia e efeitos especiais de ponta, o filme tem que seguir um pouco da moda e fazer algo que encante os olhos mas não perdendo a essência do que foi construído ao longo desses 22 anos. É um trabalho difícil e dividem opiniões nas expectativas.

Michele Bernardes do site SOS Sailor Moon comentou o seguinte:

Minhas expectativas sobre o novo filme dos Power Rangers são bem medianas. Gostaria que eles fizessem uma boa adaptação, fugindo um pouco da consagrada fórmula de sempre e que tornassem a franquia um pouco mais adulta mas sem perder o brilho de sempre. Tarefa impossível, eu sei, mas já que não dá para ter tudo, que seja ao menos uma boa adaptação, bem escrita e com bons atores.

O que me deixa com o pé atrás com essa nova história é justamente essa moda hollywoodiana de remakes, que sempre acabam ficando horríveis (como "A Hora do Pesadelo" e "As Tartarugas Ninjas" entre outros). Meu maior medo com relação a isso é que caso a Lionsgate não respeite os fãs antigos da franquia, as chances de isso fazer sucesso caem pela metade. Sejamos realistas, o grosso da bilheteria que esse filme fará virá dos bolsos dos fãs mais antigos, alguns que já até possuem filhos iniciados nos Power Rangers.

Freddy Pavão do Doctor Who Brasil fala da sua expectativa por outra ótica:

Deixando a parte de fanboy (um pouco) de lado e tentando ver por um lado mais técnico, vemos que alguns nomes já confirmados na equipe (Ashley Miller e Zack Stentz) tem histórico em franquias de peso, sendo duas delas (Thor e X-men) adaptações de franquias de quadrinhos, que acabam ganhando uma roupagem mais (entre um milhão de aspas) "séria" para ir para a grande tela.

Mas afinal, o que isso tudo quer dizer? Bem, na minha opinião isso é uma ponta de esperança para os fãs de PR que começaram a assistir como criança e hoje já são adultos. Vimos em "Círculo de Fogo" que um filme com mechas e monstros gigantes já pode facilmente emplacar em bilheterias pelo globo.

Seguindo agora com a visão de fã da série há mais de 20 anos, espero MUITO que o filme cumpra o que Super Mega Force prometeu. Que faça referências a detalhes que a temporada do ano passado deixou passar, e que o poder esteja com toda equipe (pro bem de nós fãs risos)

E você, fã de Power Rangers, como deveria ser o filme de 2016?